5 Insights da Mature Future sobre Empreendedores 50+

Como disse a jornalista Mariana Mello, fundadora e publisher da Alma Content, boutique de conteúdos branded, e do Portal Mature Future, que escreve excelentes histórias sobre a cultura do envelhecimento, somos melhores hoje do que fomos ontem.

Mariana foi nossa entrevistada no último episódio do videocast Empreendabilidade, disponível no Spotify e no Youtube, e a conversa passou por diversas reflexões, como preconceito contra idade, projeto de vida e quebra de paradigmas a respeito de faixas etárias.

“O exercício do envelhecimento tem que começar desde o início. Como aprendemos educação financeira, nutricional, tínhamos que aprender sobre envelhecimento”, afirma.

Para nós faz todo sentido, já que antes dos anos 2050 a população Brasileira terá mais idosos do que jovens.

Envelhecer não envolve só o que os mais velhos farão, envolve também como lidamos com eles no dia a dia. Por isso, a missão da Mature Future é colaborar para a construção de uma cultura de envelhecimento no Brasil, para todas as idades, considerando a comunicação como um agente fundamental nessa nova mentalidade.

Mariana, além de empresária e jornalista, também tem feito apresentações e debates sobre o assunto. Recentemente esteve com o jornalista Heródoto Barbeiro em uma universidade.

A Mature Future tem atuado ativamente na abordagem do envelhecimento na comunicação, expressões de ageísmo, intergeracionalidade, mercado da maturidade, cenário da longevidade no Brasil, entre outros.

Considerando que os mais velhos são excelentes empreendedores, Mariana selecionou insights do nosso estudo que valem a pena ter em mente:

5 insights da pesquisa Empreendedores 50+ : O Futuro do Brasil

  • Os empreendedores 50+ são mais maduros e, por isso, contam com uma atuação mais centrada no sucesso.
  • Comprometimento no trabalho (89%) e maior equilíbrio emocional em relação aos jovens  (88%) são duas características comuns a profissionais maduros. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
  • Dados do Sebrae, com base nos dados disponibilizados pelo PNADC, do IBGE, mostram que 20% dos empregadores brasileiros têm mais de 50 anos de idade.
  • Empreendedores com mais de 65 anos contam com uma taxa de aprovação de 66% em seus pedidos de crédito a instituições financeiras.
  • O profissional maduro já conhece o mercado e lida com a pressão do ambiente corporativo há muito tempo. Isso, no decorrer dos anos, faz com que um senso crítico mais apurado seja criado, o que facilita as práticas empreendedoras. Esse tipo de conhecimento não se compra e não é possível de desenvolver sem anos atuando no mercado.

 

A pesquisa Empreendedores 50+ está disponível aqui.

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as notícias

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

Obrigado!

Você passará a receber nossos conteúdos em sua caixa de e-mail.