Abrir uma empresa é um dos maiores sonhos de milhões de brasileiros e, de acordo com os dados do último boletim do Mapa das Empresas, apresentado pelo Ministério da Economia, cerca de 4.026.776 novas empresas foram abertas no Brasil no último ano. Tal número representa um recorde histórico, além de um salto de 19,7% se formos comparar com o ano de 2020.
Mas você já parou para pensar o que faz com que determinadas empresas deem certo, cresçam e gerem lucro enquanto outras ficam estagnados e acabam fechando as portas?
O Empreendabilidade decidiu listar algumas características indispensáveis para você ter um negócio próspero.
- Poder de Persuasão
Apresentar sua ideia de negócio para investidores experientes em busca de apoio financeiro, negociar preços e prazos com fornecedores e convencer potenciais clientes de que seu produto ou serviço merece uma chance são apenas algumas das situações em que o poder de convencimento se mostra essencial para os empreendedores. E é uma das características mais comuns na personalidade daqueles que conseguiram atingir o sucesso.
- Flexibilidade
A história de grandes empreendedores tem em comum a capacidade de contornar obstáculos e entender que as adversidades fazem parte do caminho. Manter a mente aberta para testar coisas novas e estar disposto para mudar de caminho rapidamente caso necessário são características indispensáveis.
Leia também:
- As empresas poderiam manter os profissionais mais…
- O Brasil precisa adotar o "bootstrap" - entenda o que é
- Café com Comprador lança programa de aceleração de…
- Persistência
Já imaginou se o Coronel Sanders tivesse desistido quando uma nova rodovia acabou com a quantidade de clientes que frequentavam seu motel antes? É muito importante que quem deseja seguir nesse caminho consiga manter a calma diante de adversidades, entendendo que imprevistos fazem parte da trajetória e que manter-se firme é essencial.