“Soluções digitais estão ajudando a combater o desperdício de alimentos”, diz B4waste

O desperdício é um dos principais vilões da rotina mundial de mercado no ramo de alimentos. Desde o agronegócio até grandes redes de supermercados, em cada uma das etapas, parte dos elementos se perde, do início ao final da cadeia de produção.

Um levantamento da ONU mostra que o Brasil desperdiça por ano cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos, número impactante e que se agrava diante da estimativa de 80% desse desperdício acontecer durante o manuseio, transporte e centrais de abastecimento. Do outro lado, milhares de pessoas passam fome.

Foi buscando resolver este gargalo que a B4Waste foi fundada.

O marketplace oferece produtos próximos do vencimento por preços atrativos, buscando evitar que esses alimentos sejam descartados. Na prática, conecta empresas que estão ofertando os produtos próximos à validade com possíveis clientes – pessoas ou outros estabelecimentos – dando vazão aos produtos com um bom preço.

“As soluções digitais estão ajudando a resolver problemas que existiam e que não sabíamos como enfrentar, como o desperdício de alimentos. Fazemos parte de uma geração de soluções disruptivas digitais que permitem atacar esse problema em uma escala maior”, afirma Luciano Kleiman, fundador da B4Waste.

Kleiman enxerga a startup como um agente dentro de uma cadeia que faz a engrenagem funcionar. “Do ponto de vista do varejista, a criação de valor se encerra no fundo da loja, onde o produto próximo ao vencimento será destruído, descartado ou, em alguns casos, retornará para a indústria. Ali é o nosso campo de jogo, onde geramos um novo valor para o que seria jogado fora”, explica.

Além do desperdício, a B4Waste contribui com um grande problema mundial, que é a fome. Cerca de 34% da produção mundial de alimentos é desperdiçada ao ano, que seriam suficientes para alimentar 2 bilhões de pessoas passando fome no mundo. Só no Brasil, são cerca de 8,7 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados.

“Os alimentos que transitam pela B4Waste são comercializados novamente com cerca de 50% de desconto no valor. Tem gente que só pode comprar o alimento por conta desse preço”, afirma Kleiman.

Negociar alimentos próximos à data de vencimento só foi possível graças a algumas mudanças na legislação brasileira, que é extremamente exigente quanto aos produtos alimentares. A B4Waste, no entanto, enxerga que esse é um processo contínuo. “É uma evolução, nunca vai chegar o momento de dizermos que acabou. As tecnologias, indústrias e hábitos estão sempre mudando e as pessoas vão se adaptando”.

Além da B4Waste, outras tecnologias voltadas a evitar desperdício têm surgido, como sistema de monitoramento da validade. “Tem toda uma rede, gente que conversa com os produtores e tenta intermediar do campo ao varejo como isso chega. É muito bonito de ver essas soluções florescendo”, destaca.

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