Redes miram em outros países para levar seus negócios e conquistar franqueados
A ideia de morar em outro país sempre foi um sonho para muitos brasileiros, seja em busca de oportunidades, no sentido financeiro, ou para ter mais qualidade de vida. Aos que já alcançaram a meta, mas gostariam de levar um pouco da própria cultura para o exterior, e aos que buscam alternativas para enfrentar essa mudança de maneira segura, podem contar com a opção de investir em franquias que estão internacionalizando suas marcas. Assim, o benefício pende para os dois lados: por um, do franqueado, que embarca com uma garantia maior de rentabilidade, e do outro a franqueadora, que pode levar seus serviços e produtos.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), existem cerca de 183 franquias nacionais operando em 114 países. Os EUA são o principal destino, com 69 marcas, seguido de Portugal e Paraguai, com 51 e 44 respectivamente. Algumas oferecem vantagens competitivas e estão conquistando espaços internacionais, como o Emagrecentro, que encontrou no exterior um caminho para a expansão. Entre a decisão e a inauguração da primeira unidade, foram dois anos de muito estudo e uma mudança de nome para facilitar a pronúncia em inglês. Com a bandeira “Best Shape”, a franquia hoje conta com três unidades nos Estados Unidos e uma na Espanha, e valoriza o país de origem para atrair clientes. “A beleza brasileira chama atenção tanto nos EUA, quanto na Europa. Pretendemos expandir ainda mais nesses locais até o final de 2023”, explica o CEO, Edson Ramuth.
Já a CleanNew, uma das maiores franquias de higienização e blindagem de estofados do Brasil, possui sete unidades no exterior, sendo duas nos Estados Unidos, duas na Argentina, uma na Colômbia e duas na Espanha. Com atuação em formato home based, ou seja, o profissional especializado vai até o cliente com uma mala repleta de equipamentos com a mais alta tecnologia para realizar os serviços em sofás, colchões, poltronas, entre outros itens da casa, a rede tem planos de seguir em expansão para mais países. “Nosso objetivo é estar em todos os continentes e cada operação concretizada reforça a qualidade dos serviços que oferecemos e a razão de sermos referência não só no Brasil, mas agora em outros países”, reforça o CEO, Fritz Paixão, completando que para este ano a previsão é de novas operações em Luanda, Dubai, Abu Dhabi, Arábia Saudita, Angola, África do Sul, França e Espanha.
Para a Mr. Fit, rede pioneira em fast-food de alimentação saudável no Brasil, o trabalho de internacionalização começou há pouco mais de um ano, em Lisboa, capital de Portugal, oferecendo sanduíches e refeições saudáveis, como estrogonofe de biomassa de banana verde e sucos funcionais, além de um cardápio low carb. A unidade da rede faz parte do plano da empreendedora Camila Miglhorini, que formatou a franquia já com o propósito de expandir seu negócio para o exterior. “A Mr. Fit nasceu com esse olhar plural para o Brasil e para o mundo. Por isso, trabalhamos com a internacionalização da nossa operação, que atende por distribuição de comida congelada, delivery à lojas físicas, em shoppings centers e ruas”, compartilha a executiva, que planeja se consolidar no país europeu com o modelo de loja e viabilizar outras unidades nos próximos anos.
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Fundada no Paraná em 1990, a Anjos Colchões &Sofás começou suas atividades com produção de estofados e apenas quatro funcionários. Em 2001 incorporou mais dois braços de negócios e estruturou um complexo que atende hoje padrões e normas internacionais de qualidade e segurança, gerando mais de 500 empregos diretos e 1800 indiretos. Atualmente conta com mais de 270 lojas e está presente em 21 estados brasileiros e cinco unidades no Paraguai. “O sucesso da expansão é resultado do nosso trabalho em oferecer os melhores produtos aos clientes e investidores. Temos franqueados com mais de uma operação e eles mesmo indicam o negócio para outros investidores. Isso torna a nossa projeção de crescimento mais positiva e acelerada”, conta Leonardo dos Anjos, diretor de expansão da rede.