Infoempreendedorismo no Brasil vai crescer

Você já ouviu falar dos infoempreendedores?

O mercado de infoprodutores cresce sem parar. Em um país como o Brasil, onde a economia é sempre desafiadora e que lidera o uso das redes sociais, é uma das formas de empreendedorismo mais evidentes.

A pesquisa Skills Outlook Employee View, da Pearson, divulgada há cerca de um mês, aponta que 80% dos brasileiros já preferem cursos online para qualificação profissional.

Estamos falando de e-books, cursos gravados, mentorias, workshops e outros formatos que facilitam aos infoprodutores entregarem seu conhecimento e ajudarem mais pessoas a aprenderem algo – estamos falando aqui daqueles que vendem o que sabem e o que produzem, não dos influenciadores que são bancados por marcas.

Segundo a consultoria Thinkimpact, os eBooks e os cursos online são as formas mais populares de infoprodutos, mas, é possível criar outros tipos de conteúdo educacional, desde webinars até consultas individuais.

Estima-se que o mercado global de e-learning valerá impressionantes US$ 375 bilhões até 2026 – 43% deste mercado de aprendizado online está nos Estados Unidos, enquanto a Europa representa mais 35%.

Apenas nos EUA, o período representou um aumento significativo nas vendas de e-Books, passando de 170 milhões de unidades vendidas em 2019 para 191 milhões em 2020. Os números continuaram a crescer em 2021 e 2022 devido à maior aceitação de livros digitais.

A pandemia também tornou os webinars mais socialmente aceitáveis. Os principais criadores têm duas vezes mais probabilidade de usar comunidades online, e 85% dos principais criadores vendem mais de um produto ou serviço, de acordo com o relatório das tendências de eLearning da Thinkimpact.

No mundo, o termo para esse negócio é infopreneur, e já vem sendo utilizado para definir o tipo de empreendedor que vende infoprodutos. No Brasil, ainda se usa o pouco o termo INFOEMPREENDEDOR, mas, o seu vizinho pode estar aí, fazendo negócio ou vendendo um curso.

Aliás, grandes empresários já atuam neste mercado, como Nathalia Arcuri (Me Poupe!), Erico Rocha (Fórmula de Lançamento) e muitos outros que encontraram algum nicho e vendem o seu, ou algum, conhecimento. Também há diversos infoempreendedores locais que vem fazendo sucesso.

Outro aspecto relevante desse mercado em ascensão é que acaba movimentando toda uma cadeia: agências de marketing digital, produtoras de podcast e vídeo, copywritters, meios de pagamento e empresas como a Hotmart e a Kiwify, entre outros prestadores de serviço.

Resta agora pesquisar e entender profundamente esse mercado no Brasil. Com certeza gerará muitas oportunidades.

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