Com dificuldade de recolocação, profissionais maduros apostam no empreendedorismo

Enfrentar uma demissão ou decidir pedir as contas do emprego são desafios inerentes a qualquer profissional que reiniciam um ciclo em um processo que, por muitas vezes, é desgastante: a recolocação profissional. A dinâmica de enviar currículos, buscar referências, fazer entrevistas e aguardar respostas é um modus operandi do mercado, que acaba em certo momento desmotivando o profissional em busca de uma nova oportunidade.

Com o avanço do tempo e a chegada da idade, alguns profissionais +40 não se veem mais dentro desse universo e decidem ajustar as velas, agregando suas experiências com um desejo muitas vezes guardado no fundo da gaveta: o empreendedorismo.

O próprio mercado de trabalho tem visto com outros olhos essa faixa de profissionais, principalmente após a pandemia: no primeiro de semestre de 2021, 10% das vagas publicadas pela Gupy foram preenchidas por profissionais na faixa etária de 40 a 50 anos. O número representa um crescimento de 217% nas contratações de profissionais 40+.

A pirâmide etária brasileira está ‘engordando’ na faixa a partir dos 40 anos, O Censo do IBGE está para sair, entretanto, dados de 2021 denotam que a faixa entre 40 e 49 anos representa 14,0% da população; de 50 a 59 anos, 11,4% e 60 anos ou mais, 14,7%. A parcela de pessoas com 65 anos ou mais de idade representa 10,2% da população.

O relatório “Empreendedores 50+: o Futuro do Brasil”, realizado pelo Empreendabilidade, mostra que a população com mais de 55 anos representa 30,7% do total de empreendedores no Brasil, o que demonstra um maior interesse dessa população por ter o próprio negócio e continuar girando a roda da economia.

Mas, não só isso. A experiência e bagagem adquiridas durante a carreira profissional trazem a esse ‘novo velho empreendedor’ uma capacidade analítica diferente dos empreendedores jovens, que ajuda na longevidade do negócio. O estudo aponta que o empreendedor com mais de 50 anos tem maior capacidade de criar um negócio que se estabeleça no mercado: 15,6% dos empreendedores entre 55 e 64 anos tem empresa estabelecida, ou seja, que está ativa há mais de 3,5 anos. Contra 3,8% dos jovens (18 a 34) e 11,1% dos adultos (35 a 54 anos).

Os números simbolizam e atestam uma mudança cultural que temos acompanhado recentemente, que é o combate à ideia do etarismo e o fim de frases como “você está velho demais para isso”, uma vez que é frequente e crescente o número de pessoas que quebra paradigmas de idade para alcançar seus objetivos. E essa é uma tendência que parece ter chegado para ficar.

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