O brasileiro está empreendendo mais. Segundo especialistas, a capacidade de transformar criatividade em negócio tem impulsionado a economia em todo o país
A abertura de pequenas e microempresas no Brasil já registrou recordes em 2023. De acordo com dados do Sebrae, apenas no primeiro trimestre, foram criadas mais de 214 mil empresas de micro e pequeno porte no país. Isso significa um crescimento de mais de 9% em relação ao mesmo período do ano passado, e mais de 60% se comparado aos índices pré-pandemia.
Ao lado desse segmento na categoria de pequenos negócios, os microempreendedores individuais registraram mais de um milhão de novas inscrições entre janeiro e abril, cerca de 77% das empresas abertas no primeiro quadrimestre. Os dados são do Mapa de Empresas, do governo federal, que aponta que o MEI é responsável por quase 60% dos negócios ativos no país.
Para a empreendedora e professora de empreendedorismo e inovação em São Paulo, Etienne Du Jardin, esses números refletem o potencial do brasileiro na área.
“Então eu acredito que o Brasil é um celeiro incrível de oportunidades porque a gente tem muito problema aqui a ser resolvido, tem soluções a serem propostas para melhorar a vida da população nos mais diversos segmentos. E a gente tem um país continental, com mais de 200 milhões de pessoas que consomem todo dia, que consomem tecnologia, que consomem produtos, que consomem serviços, e isso sim é uma grande oportunidade de negócios”.
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Em Minas Gerais, os microempreendedores individuais representam 64% das empresas formais, com um milhão e seiscentas mil inscrições, de acordo com a Receita Federal. Já se considerarmos todos os tipos de empresas, o estado registrou 403.813 novos negócios nos últimos 12 meses, ficando atrás apenas de São Paulo.
*Com informações da CBN