Movimento varejista desacelera e cresce menos do que o registrado em 2022
O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian revelou que, na semana comemorativa do Dia das Mães (08 a 14/05 de 2023 x 02 a 08/05 de 2022) as vendas do varejo cresceram 3,7%. Depois da queda expressiva registrada em 2020, de 30,7%, os anos de 2021 e 2022 mostraram melhoras tímidas, de 6,0% e 6,9%, respectivamente. No entanto, o percentual registrado neste ano mostra um movimento de desaceleração. Veja os dados completos no gráfico a seguir:
No final de semana do Dia das Mães (12 a 14/05 de 2023 x 06 a 08/05 de 2022), o aumento foi maior, de 5,4%. De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os desafios econômicos e o pouco incentivo ao consumo seguem tornando os consumidores mais cautelosos com os gastos. “A inflação e a taxa de juros continuam desencorajando compras e investimentos, no entanto, a alta mais expressiva no final de semana da data no país pode significar que as pessoas deixaram para as últimas horas as compras dos presentes”.
Na cidade de São Paulo, o indicador também relevou crescimento, esses de 3,6% durante a semana da data comemorativa e 3,5% no final de semana do Dia das Mães.