Beatriz Machnick: “faturamento não é garantia de lucro”

Especialista mapeia desafios, expectativas e tendências para mercado de franquias em 2023

 

“Momentos de crise são oportunidades para se reinventar”. Foi com este plano e propósito que a BM Finance Group norteou o período mais conturbado para os empreendedores donos de franquias: a pandemia. “Quem tem uma loja dentro de shopping, a última coisa que imaginou na vida é que teria problemas com movimento e demanda”, explica Beatriz Machnick, consultora especialista no setor de franquias.

O ano de 2022 foi marcante para inúmeros setores da sociedade, diante de tantas mudanças no panorama político, econômico e a situação da Covid-19 no Brasil. Com o avanço da vacinação e a retomada definitiva da rotina, diversos mercados apresentaram resultados satisfatórios e um dos protagonistas foi o setor de franquias.

Primeira opção de muitos empreendedores brasileiros, o cenário de franquias apresentou números animadores e promete evolução em 2023, tornando-se atrativo para novos negócios.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias registrou um crescimento acelerado no terceiro trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021. O faturamento do setor saltou de R$ 47,3 bilhões para R$ 56,2 bilhões no período

Com um faturamento 18,7% maior, o setor demonstra que, de fato, a pandemia está ficando para trás. No apanhado do ano inteiro, o crescimento da receita chegou a 15%, o maior já registrado.

Os números são animadores e projetam o mercado de franquias como um dos ‘queridinhos’ para 2023. “Hoje, quando se olha os ramos de franquia, estamos falando em uma margem de lucro de 10% a 12%, alguns segmentos falam em 14%. Todo o incentivo tributário e padronização de estrutura e procedimento é bem-vindo, para que se consiga atingir essa margem”, detalha Beatriz.

Retomada pós-pandemia

Após o período de crise, estabelecido pela pandemia, o setor de franquias já começa a vislumbrar um horizonte de recuperação e crescimento. Com o fechamento de comércios e, principalmente dos shoppings, onde está alocada grande parte das franquias, o momento enfrentado pelos franqueados foi desafiador.

Beatriz Machnick pontua que algumas adequações no atendimento foram cruciais para a sobrevivência de muitos negócios. “Aluguel de franquia dentro de shopping é muito caro e as negociações foram pouco flexíveis. Em função disso, as lojas que conseguiram sobreviver foram as que fizeram venda online. Ao invés de o cliente ir à loja, o motoboy entregava. Quem não foi para o digital, teve problemas. Mesmo quem foi, ficou no limite, com as linhas de crédito do governo ajudando bastante”, afirma.

Shoppings e Franquias ainda se recuperam de impacto da Pandemia (crédito: Pixabay | reprodução)

A atuação do governo, com incentivo e linhas de crédito para empreendedores do comércio também foi determinante. “As linhas do governo auxiliaram muito, tanto que, grande parte das linhas que o governo disponibilizou no momento de pandemia foi principalmente para quem atuava no comércio e para redes de franquias dentro de shoppings”, explica Beatriz, ressaltando ainda que as próprias redes ajustaram valores de royalties no período mais crítico do isolamento.

Tecnologia como protagonista

A projeção para 2023 aponta para a implementação de novas plataformas e recursos de tecnologia na operação de franquias. É importante olhar para os novos padrões de consumo.

Um estudo da Central do Franqueado apontou as principais tendências para o setor de franquias com base no comportamento dos consumidores. Vale dizer que são tendências tanto para negócios que já existem e que devem acompanhar as transformações, quanto para novos negócios que encontrem oportunidade para prosperar.

De acordo com o levantamento, as principais tendências para o setor de franquias são:

Pagamentos digitais: PIX e carteiras digitais que viabilizam pagamentos através do celular facilitam as compras;

Delivery: os aplicativos de delivery, como a Delivery Much, trazem mais visibilidade aos estabelecimentos, facilitando a captação de novos clientes;

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): é preciso atenção redobrada com os dados pessoais dos clientes;

Franquias home based: com o advento e consolidação do home-office, o setor também evoluiu. No formato de franquias home-based, a operação é feita remotamente, sem necessidade de local físico;

Tecnologia: automatizar processos otimiza a gestão. Por isso, o uso de plataformas online é um aliado para o crescimento do negócio.

Grande marca x Franquia nova

Quando se fala em mercado de franchising, alguns cases veem à mente quase que de maneira automática, marcas gigantes que dominam uma fatia significativa dos números de faturamento. Uma das primeiras decisões que um empreendedor deve tomar ao decidir investir numa franquia é, justamente, se a aposta será em uma marca já consolidada ou em um projeto novo, sem grande apelo popular.

Dentre as franquias com melhor avaliação, se destacam empresas já estabelecidas como líderes de mercado e conhecidas entre os consumidores, como Mc’Donalds, O Boticário e Cacau Show. As três estão entre as 81 empresas avaliadas como “Franquias 5 estrelas” no Prêmio Melhores Franquias, organizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN).

Para quem planeja ser um franqueado de uma grande marca, Beatriz aconselha. “Um conselho que eu daria para quem quer investir em franquia: não tome nenhuma decisão sem conversar com quem já é franqueado. Temos exemplos de grandes redes que o suporte durante a pandemia foi vergonhoso. Não dá para escolher o modelo de franquia para investir apenas pelo viés de quem está vendendo”, explica.

Entre as vantagens de apostar em uma marca consolidada é a padronização nos processos cotidianos e dos produtos vendidos, para que a qualidade e as características se mantenham, independentemente da localização da franquia.

“Para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve. Por isso, planejamento e foco são fundamentais. Trabalho duro e alegria de fazer a diferença na vida das pessoas, ajudara traçar voos mais altos, só nos fortalece”, finaliza a especialista.

Veja a entrevista completa com Beatriz Machnick no nosso canal do Youtube.

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