Medida do Ministério das Relações Exteriores pretende estimular as exportações brasileiras. Projeto piloto na Irlanda contará com apoio do Sebrae
O Brasil tem cerca de 4,5 milhões de brasileiros vivendo atualmente fora do país. Segundo o embaixador Luís Gorgulho Fernandes, Secretário de Comunidades Brasileiras e Assuntos Consulares do Ministério das Relações Exteriores (MRE), desse contingente, pelo menos 70% vivem nos Estados Unidos e Europa. “Esses brasileiros precisam de apoio para empreender. E o que é interessante é que os negócios que estão criando são voltados para atender os brasileiros que vivem lá”, explicou.
O projeto piloto será lançado nos próximos meses na Irlanda e terá como objetivo principal apoiar esses emigrantes que vivem no país e querem empreender. “Sabemos que estamos vivendo um outro momento, com uma política externa renovada e mais solidária. Por isso, estar com o Itamaraty é estar com o Brasil”, destacou o presidente do Sebrae, Décio Lima. Na ocasião ele lembrou que os pequenos negócios representam 99% de todos os empreendimentos brasileiros, respondem por quase 30% do PIB e 54% dos empregos com carteira assinada.
O Embaixador Laudemar Aguiar, secretário de Promoção Comercial do MRE, declarou que ao apoiar os empresários que querem empreender no exterior, o Sebrae também ajudará nas exportações do país, pois os negócios são voltados para a comunidade brasileira, que sempre busca consumir os produtos que lembrem o gostinho de casa. “Por isso, a importação é uma consequência lógica dos negócios gerados”, explicou o Embaixador. O presidente do Sebrae destacou a importância dessa ação, que vai representar também a ampliação da exportação do país. “O ramo desses negócios está concentrado, em especial, nas áreas da alimentação e beleza. Isso representará resultados práticos para os empresários de pequenos negócios”, concluiu Décio.
Para dar início a esta nova fase da parceria do Sebrae com o MRE, já está disponível para os membros da comunidade brasileira que querem retornar ao país e empreender, o Portal Sebrae no Mundo. A plataforma pode ser utilizada, com os conteúdos disponibilizados em inglês e espanhol, como ferramenta de soluções empresariais em iniciativas de cooperação técnica.
Leia também:
- As empresas poderiam manter os profissionais mais…
- O Brasil precisa adotar o "bootstrap" - entenda o que é
- Café com Comprador lança programa de aceleração de…
Empreendabilidade Comenta
O número de brasileiros que moram fora do país cresceu aproximadamente 38,5% em 12 anos, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores. Em 2009, a comunidade brasileira no exterior somava pouco mais de 3,18 milhões de indivíduos. Em 2021, esse número já passava dos 4,4 milhões.
Um dos maiores desafios do imigrante é, justamente, encontrar estabilidade em um novo país, documentação e diversos outros fatores influenciam na busca por emprego. A iniciativa de apoiar brasileiros que moram no exterior a empreender é fundamental, pois incentiva o empreendedorismo e garante a subsistência dessas pessoas que buscaram começar a vida do zero em outro lugar.
Se adaptar à cultura do país, dominar o idioma, criar uma rede de contatos e clientes e se familiarizar com o regime tributário do país são pontos fundamentais para empreendedor brasileiro no exterior. Portanto, ter um órgão como o Sebrae, atuando em conjunto com o Ministério de Relações Exteriores fortalece o empreendedorismo e motiva os brasileiros mundo afora.