Especialista dá as principais dicas para manter o bom serviço diante da economia
O número de pequenas e médias empresas abertas vem crescendo, mesmo com a crise. Seja por uma nova oportunidade que surge ou pela falta de possibilidades no mercado de trabalho CLT, o empreendedorismo chega como solução imediata para milhares de brasileiros. Mas, como fazer seu negócio dar certo com um pequeno investimento e sem comprometer a qualidade do atendimento? Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, dá algumas dicas importantes de como reduzir custos sem sacrificar os serviços prestados.
“Entre clínicas e hospitais, por exemplo, os principais custos são energia, água, luz, telefone, folha de pagamento, impostos, manutenção de equipamentos, material de uso médico, material de escritório, entre outros. Por isso, a melhor forma de redução é analisar esses gastos todos os meses, para verificar se há discrepância. Também é necessário evitar e controlar desperdícios de materiais. Importante ainda, antes de realizar qualquer tipo de compra, fazer no mínimo três cotações e fechar com a empresa que apresentar o melhor preço”, explica.
O especialista esclarece que todas as áreas podem manter a qualidade de atendimento ou até melhorá-la enquanto faz uma redução de custos. Para isso, é importante que o profissional diretamente ligado ao atendimento ao cliente seja empático, paciente e saiba se adaptar para lidar com diversos tipos de situações e pessoas, sustentando uma comunicação clara e objetiva sem ser arrogante e demonstrando conhecimento no setor em que atua.
A estrutura também faz muita diferença. Feltrim explica que ter um software de gestão financeira é essencial para o negócio. Quando o sistema é bem alimentado com todas as informações, ele pode fornecer planilhas e gráficos automáticos para verificar a performance de cada plano de conta.
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“Outro pilar é envolver a equipe nos processos. Fazer reuniões mensais com o quadro de colaboradores, explicando a importância de evitar desperdícios com materiais, sempre apagar a luz em ambientes que não estão utilizando, não esquecer uma torneira aberta, entre outros. Os colaboradores tendo ciência desses compromissos, isso é automaticamente repassado para os pacientes sem que haja um desconforto”, acrescenta.
Para otimizar a gestão financeira na redução de custos e aumentar a rentabilidade do negócio, as dicas principais incluem acompanhar diretamente todos os custos, através de software/ou planilha de gestão financeira, verificar possíveis discrepâncias (e resolver de imediato) e fazer três orçamentos antes de realizar uma compra. “Dessa forma, é possível controlar e planejar seus recursos com assertividade, de forma a potencializar seus investimentos e lucros”, conclui.
Sobre o Dr. Éber Feltrim
Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.
Sobre a SIS Consultoria de Negócios
A SIS Consultoria pertence ao grupo SIS, com sede na cidade de Assis/SP. Com grande know-how e eficácia técnica na área de saúde, busca oferecer estratégias de qualidade para as empresas. Há mais de 30 anos no mercado, apresenta hoje significativa expansão e tem sua área de atuação em mais de 160 cidades do nosso país. A SIS busca, por meio de uma equipe ética e comprometida, promover o diferencial do seu negócio como ferramenta para o sucesso. Para mais informações, acesse https://www.sisconsultoria.net/ ou pelo instagram @sis.consultoria