A empresária Dirlene Silva, construiu sua carreira de mais de 30 anos no mundo coorporativo em diversos segmentos. Ela carrega uma lista interminável de crachás, mas o que mais tem orgulho de ostentar é o de “filha de faxineira”: a menina que saiu da periferia de Porto Alegre para se tornar uma das mulheres negras brasileiras mais influentes no mundo corporativo.
Com uma infância difícil, sofreu preconceito racial inclusive da própria professora, o que a isolou na escola. Sem colegas, fez do caderno seu melhor amigo. Uma aluna dedicada na escola pública, conseguiu uma bolsa de estudos na melhor escolar particular de Porto Alegre e sempre teve o apoio de sua mãe e irmãs para continuar estudando.
Após muito esforço, concluiu o ensino médio, ingressou na faculdade de Economia e se formou, iniciando uma carreira de 30 anos como executiva. Dirlene também é Mestre em Gestão e Negócios, MBA Finanças Corporativas, MBA Gestão de Pessoas, Pós-MBA Inteligência Emocional e formações em Mentoria Organizacional, Coach Financeiro e Gestão da Emoção.
Em entrevista ao podcast e newsletter do Linkedin “People2Biz – Pessoas e Negócios”, do jornalista Luis Claudio Allan, Dirlene conta que sempre teve vontade de empreender e o desejo de evoluir como pessoa e profissionalmente. “No ambiente corporativo, me incomodavam as falhas na gestão estratégica e, entre as pessoas, o tabu em torno de economia e finanças que são considerados assuntos distantes da realidade do dia a dia”, comenta.
Por conta da pandemia, Dirlene foi demitida e, pensando no desejo de ter seu próprio negócio, viu que havia chegado a hora de seguir em voo solo e impactar a vida das pessoas e empresas. Nascia a DS Estratégias e Inteligência Financeira, que tem o propósito de “Desmistificar economia e finanças” através da prestação de serviços de Consultoria, Coach, Mentoria, palestras e treinamentos.
Leia também:
- As empresas poderiam manter os profissionais mais…
- O Brasil precisa adotar o "bootstrap" - entenda o que é
- Café com Comprador lança programa de aceleração de…
Além de empreendedora, ela se tornou palestrante, embaixadora e professora da escola Conquer, embaixadora no Clube Mulheres de Negócios de Portugal e no projeto Injeção de Autoestima, conselheira fiscal da Artigo 19, membro no coletivo Conexão Mulheres & Economia, no REPP – Rede de Economistas Pretos e Pretas e no IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, colunista de Finanças nos blogs do Banco Pan e Prateleira de Mulher, curadora de conteúdos de economia e finanças e escritora (autora exclusiva da editora Leader).
Dirlene é apaixonada pela família, pelas pessoas, pela profissão, pelo conhecimento e por viajar. Adepta à filosofia UBUNTU, onde a essência é de respeito e solidariedade com o próximo. O significado é “Eu sou, porque somos”. “Com base nessa filosofia, acredito que meu cargo ou título por mais importante que sejam, não me definem enquanto pessoa”, comenta.
Também é ativista das causas da diversidade e atua como “agente de transformação” para o mundo que quer deixar para a sua filha e gerações futuras.
Além de vários crachás, ela também acumula vários prêmios: em 2020 foi eleita pela Linkedin Top Voices. Em 2021, foi nomeada Linkedin Creator e está entre as 50 pessoas mais criativas do Brasil da Revista Wired. Neste ano (2022), ela recebeu o prêmio de “Business Woman” da organização internacional The Norns Awards.