Dia dos irmãos (05): conheça franquias de sucesso que surgiram de ideias em família

Nesta segunda-feira (05) comemora-se o Dia do Irmão no Brasil.

 

Na data, celebra-se a amizade, o companheirismo e o amor fraterno. Mas o relacionamento entre irmãos não existe apenas no aspecto pessoal. Na hora de empreender e dividir responsabilidades de tocar o negócio próprio, ter ao lado alguém em quem se pode de fato confiar propende ser um facilitador do processo e, por isso, muitos irmãos acabam fazendo sucesso no mundo dos negócios.

 

Flávio Thenório e Giovanna Domiciano, em uma viagem de férias para os EUA, tiveram a ideia de abrir seu próprio negócio no setor infantil, após observarem as “Garages Sales”, uma tradição bastante conhecida nos EUA (trata-se de uma feira de garagem onde os moradores selecionam os produtos seminovos ou novos que não utilizam mais e os vendem por valores mais baixos que os de mercado).

 

Quando os dois retornaram ao Brasil, ficaram pensando em como aplicar e colocar em ação a ideia. Foi então que decidiram inovar e abrir uma loja no estilo ganha-ganha com produtos infantis de diversos estilos, desde roupas até carrinhos de bebê. A inovação seria que no mesmo espaço fossem vendidos produtos pouco usados e novos de fábrica.

 

Com o auxílio essencial da mãe da dupla, surgiu a Arena Baby, a marca traz uma concepção onde os clientes levam produtos que não são mais utilizados por seus filhos ou parentes e geram valor com eles, podendo receber em dinheiro ou em crédito para utilizar na compra de outros produtos novos ou seminovos da loja. Sendo eles 80% mais baratos do que os mesmos itens novos em uma loja convencional.

 

A rede fatura em média R$6,7 milhões por ano, com as vinte e seis unidades. “Acredito que depois que começamos a empreender juntos, harmonia e admiração só aumentaram. Sabemos que precisamos um do outro para que tudo funcione bem, então, partimos de um princípio fundamental que é o respeito e comprometimento com os negócios, fazemos as coisas darem certo. E isso não significa que não tenhamos conflitos. Eles são necessários para o negócio andar, pois concordar o tempo todo não é saudável”, comenta Flávio.

 

No caso dos irmãos Zanon, a união ajudou salvar a empresa da família. Quando Reinaldo e Luis Gustavo Zanon assumiram a Seguralta, a empresa operava em um déficit de R$ 300 mil reais e a sucessão foi feita no momento exato, pois hoje a rede faz parte de uma holding – Grupo Zanon, que fatura mais de R$ 400 milhões por ano, e que detém as marcas: Seguralta, Los Mex, SegCredi, Fast Bronze, Semblànt, Zr Contabilidade, MapCell, Segenergy, Zanon Expand e Zanon Digital.

 

“Nem sempre herdar uma empresa é fácil, tem que saber se adaptar e inovar para continuar em pleno crescimento. Entrar para o franchising nos rendeu novos ares e fez a empresa expandir”, relata Reinaldo Zanon.

 

Os números da Seguralta não negam como a entrada para o setor de franquias deu certo. A marca, que conta com mais de 1.700 unidades no Brasil, é hoje uma das maiores corretoras de seguros do país e pioneira em seguros no franchising. É a maior rede de franquias de Seguros no Brasil e a 9º maior franquia brasileira conforme ranking da Associação Brasileira de Franchising – ABF.

 

Hoje pais de família e herdeiros de um império que fatura milhões, os irmãos Zanon provam que receber um legado por si só não é garantia de sucesso. “Tudo isso que temos hoje é resultado da soma de experiências, inovação, confiança entre colaboradores, empenho, dedicação e principalmente da consciência de que é necessário saber conquistar o seu espaço com competência”, finaliza Reinaldo.

 

As sócias e irmãs Sarah Lazaretti e Julinha Lazaretti são co-fundadoras da Alergoshop. No começo da década de 90, Sarah que além de empreendedora, é enfermeira obstétrica passou grandes dificuldades com sua filha Marina, que na época tinha apenas três anos de idade e sofria de diversas alergias. Alimentos com corantes artificiais (balas, ketchup, sucos prontos etc.), areia, lycra, medicamentos com Ácido Acetil Salicílico e níquel, desencadeavam reações alérgicas em forma de dermatite atópica e alergias respiratórias. Diante da tal situação, Sarah se viu obrigada a comprar produtos hipoalergênicos – livres de diversos compostos alérgenos, presentes em itens convencionais – para que a filha pudesse ter uma vida saudável.

 

A tarefa não foi nada fácil, já que a dificuldade em encontrar estes produtos no Brasil era enorme, muitas vezes precisavam ser importados. Foi então que, em 1993, Sarah – em sociedade com sua irmã – a bióloga Julinha, fundou a Alergoshop – primeira empresa do Brasil totalmente voltada a produtos hipoalergênicos.

 

Desde então, a marca foi expandindo e virou referência entre os alérgicos e até mesmo aqueles que não sofrem com alergias, mas optam por soluções mais saudáveis no dia a dia. A marca oferece cerca de 280 itens, a maioria fabricação própria, mas também em parceria com outras empresas, conta com 10 lojas próprias e seis unidades franqueadas, distribuídas entre os estados de São Paulo, Paraná, Tocantins, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Espírito Santo.

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