Filme da Warner reavivou o ‘hype’ da clássica boneca; relembre outros exemplos
Hi, Barbie! Quantas vezes você ouviu o nome Barbie ou viu a cor rosa nas últimas semanas? O lançamento do filme protagonizado por Margot Robbie e Ryan Gosling agitou a internet e movimentou departamentos de marketing de empresas ao redor do mundo, de pizzaria de bairro à grandes redes de fast food.
Criada em 1959, a boneca é um dos maiores cases de ícone cultural e influência de um produto na história, com cerca de 58 milhões de unidades vendidas por ano, totalizando mais de um bilhão de bonecas vendidas desde a sua criação. Em 2022, a Mattel faturou US$ 1,49 bilhão com a venda de bonecas da marca – e agora aposta no sucesso do filme e no chamado marketing de nostalgia para impactar os valores neste ano.
Esse é o hype, assunto de grande repercussão em todos os meios de comunicação e redes sociais. A expectativa é que a Mattel, fabricante de brinquedos americana dona da marca da boneca, fature quase 1 bilhão de dólares neste ano, para além das telas do cinema. O Burger King entrou na onda e lançou um combo temático, com direito até a molho rosa. A Renner lançou uma coleção de roupas da Barbie.
Porém, existem outros casos de filmes que explodiram vendas de produtos e são sucessos de publicidade, marketing e excelentes estudos de mercado. O Empreendabilidade te ajuda a relembrar.
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Marvel
Capitão América, Hulk, Thor e Homem de Ferro. O maior case é também a franquia mais valiosa do cinema, detentora de dezenas de recordes de bilheteria. Tudo isso sob o guarda-chuva da gigante Disney. Apenas em bilheteria, a Marvel rendeu cerca de 3 bilhões de dólares aos cofres do Walt Disney Studios em 2022. Mas não para por aí.
De telonas para telinhas, o serviço de streaming Disney+ soma mais de 130 milhões de inscritos e um lucro líquido de cerca de 1.5 bi por ano, com produções entre filmes, séries e animações dos Produtos Disney, entre eles o carro chefe, a Marvel.
O mercado de action figures, os brinquedos licenciados, também se aquece cada vez que um filme da Marvel faz sucesso entre crianças e adultos. “No mundo, o investimento em brinquedos licenciados de super-heróis no último ano foi de mais de 1.7 bilhão de dólares, crescendo 26% versus 2020. Aqui no Brasil espera-se um crescimento de dois dígitos, já que a tendência de consumo desse tipo de brinquedo vem conquistando cada vez mais fãs de diferentes idades, como os jovens adultos, por exemplo”, revela Célia Bastos, diretora comercial da NPD Group no Brasil.
Entre bonecos, jogos, HQs e produtos licenciados dos mais diversos, como chaveiros e cadernos, por exemplo, a Marvel é uma gigante que movimenta valores imensuráveis com produtos, através da influência do cinema.
Rambo
Sylvester Stallone se prepara para viver Rambo, o veterano de guerra mais famoso de todos os tempos, pela última vez. Aos 77 anos, o lendário ator deve passar o bastão de uma das principais franquias do cinema, que estreou em 1982.
O sucesso dos filmes fez com que grande parte das crianças e adolescentes dos anos 80 e 90 tivessem um boneco Rambo em casa, e chegou, inclusive, a salvar a fabricante da falência nos anos 2000.
A Glasslite, tradicional fabricante de brinquedos do país, esteve perto da falência e com uma dívida de R$6 milhões, em 1999. O licenciamento do boneco Rambo foi uma virada de chave e chegou a representar 40% do faturamento da empresa naquele ano, que chegou a R$ 25 milhões.
Em 2005, a Glasslite de fato faliu. Mas uma das importantes missões do Rambo foi dar uma sobrevida a uma empresa nostálgica na vida dos brasileiros.
Lego
Principal case do caminho inverso, a Lego é a maior empresa do segmento de brinquedos do mundo, criada em 1934. Os famosos tijolinhos de plástico fizeram parte da infância de várias gerações desde então e ainda atinge recordes: o faturamento em 2022 foi de 2 bilhões de dólares.
Consolidada no mercado mundial de brinquedos, a Lego expandiu sua marca e se aventurou no cinema e no mercado de games, se unindo a grandes franquias para recriar personagens como Batman, Harry Potter e Jack Sparrow em universos de Lego.
A estratégia ajudou a empresa a se reinventar e continuar inovando, sendo objeto de desejo das gerações mais novas, lançando brinquedos cada vez mais complexos e conjuntos que chegam a mais de 10 mil peças, com referências a cenários de filmes blockbusters e franquias populares em todo o mundo.