Em evento do Esfera, Mercadante diz que BNDES terá como foco a indústria e não voltará ao passado

Futuro presidente do banco de desenvolvimento apresentou 5 novos diretores do órgão em encontro com empresários associados da Esfera Brasil nesta quarta-feira (21)

 

Aloizio Mercadante, que assumirá a partir de 1º de janeiro de 2023 a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), participou de encontro organizado pela Esfera Brasil nesta quarta (21), em São Paulo.

O ex-ministro aproveitou o encontro para apresentar aos associados da Esfera, em primeira mão, 5 dos próximos 8 diretores do banco, sendo que quatro deles são ligados ao mercado financeiro.

Os futuros integrantes da diretoria são Alexandre Abreu, ex-presidente do Banco do Brasil e do Banco Original, José Luis Gordon, economista e presidente da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), Luciana Costa, presidente no Brasil do banco francês de investimentos Natixis, Luiz Navarro, ex-ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), e Natália Dias, CEO do Standard Bank Brasil.

Durante o almoço, Mercadante anunciou  ainda que os ex-ministros Tereza Campello e Nelson Barbosa serão titulares de diretorias no banco.

O Empreendabilidade teve acesso a entrevista concedida pelo presidente indicado do BNDES ao Esfera Brasil sobre as prioridades do banco de desenvolvimento no novo governo.

Mercadante lembrou do período histórico em que o BNDES representava mais ou menos 2% do Produto Interno Bruto do país na sua carteira de crédito, no financiamento às empresas, com muitos exemplos exitosos. Deu como exemplo o setor de papéis e celulose, que praticamente nasceu no BNDES, e a Embraer– apenas 8 países do mundo produzem aviões e a companhia chegou nesta posição com o apoio do BNDES -, além do setor de energia eólica, onde o país também se mostra competitivo.

Mercadante defendeu a reindustrialização, lembrando que o setor primário chegou a representar 43% da carteira do banco, e hoje representa apenas 16%. “O BNDES já apoia em R$ 50 bilhões micro e pequenas empresas, cooperativas de crédito, para aumentar o volume de recursos. Nós temos o desafio da economia verde, da descarbonização, da inovação tecnológica, da indústria 4.0”, afirmou.

“São muitos desafios para o Brasil voltar a ter uma indústria pujante, crescer aceleradamente, gerar emprego de qualidade, e o BNDES é um instrumento. Agora não tem espaço no Orçamento para financiar o BNDES, para os desafios das políticas públicas mais importantes, então o BNDES precisará ter uma boa gestão, aumentar a sua eficiência para poder ter mais recursos e buscar parcerias internacionais”, aponta o ex-ministro.

Entre as prioridades, Mercadante também mencionou a liderança do Brasil na economia verde como ativo potencial para atratividade de investimentos internacionais, e que o banco terá papel relevante em aproximar o país do restante do mundo. “A nossa prioridade não será financiar serviço no exterior”, disse.

 

Equipe

Quatro profissionais vieram do mercado financeiro e há três mulheres nomeadas na diretoria do BNDES.

Tereza Campello – ex-ministra, é professora de uma cátedra especial na USP na área de combate à fome e de políticas sociais;

Luciana Costa – executiva do banco francês Natixis, que é o segundo maior conglomerado financeiro da Europa, com dois trilhões de euros. É o banco líder no mundo em economia verde;

Natália Dias – 30 anos de experiência em sistema financeiro. Foi do Standard Bank Group, principal banco da África do Sul, e é experiente na estruturação no mercado de capitais;

Nelson Barbosa – ex-ministro do Planejamento, com passagem pela Fazenda;

Alexandre Abreu – foi presidente do Banco do Brasil, com passagem em bancos privados;

José Luis Gordon – presidente atual da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), uma espécie de Embrapa da indústria;

Luiz Navarro – foi da Controladoria Geral da União, é membro da Academia Internacional de Combate à Corrupção, reconhecida pela ONU, e um exemplo em compliance.

 

Fonte: Com informações da Esfera Brasil

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as notícias

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

Obrigado!

Você passará a receber nossos conteúdos em sua caixa de e-mail.

Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

As configurações ficam salvas por 15 dias após o aceite. Para mais informações, leia a nossa Política de Privacidade