- Negócio é fruto da fusão entre Café com Comprador, maior comunidade de procurement do Brasil, e o Empreendabilidade, consultoria de inteligência em empreendedorismo
- Programas de capacitação e conexão com o mercado serão oferecidos a partir de novembro em três formatos: jornadas de aceleração profissional, trilhas em parceria com empresas e Hackatons para solucionar desafios de inovação;
A plataforma de conteúdo Café com Comprador, que nasceu em 2019 como um videocast e, com os avanços digitais da pandemia, se transformou na maior mídia especializada no nicho de compras, se uniu ao Empreendabilidade, consultoria de inteligência em empreendedorismo, para criar o Café Academy, uma Edtech voltada à qualificação dos profissionais de Procurement, a área de compras corporativas.
A comunidade do Café reúne cerca de 70 mil profissionais, mais de 6 mil companhias, e está presente no Brasil, EUA, LATAM, China e Europa. A partir de uma pesquisa que identificou que “mais de 90% dos profissionais de compras caem na área ‘de paraquedas’, mas depois que entram não querem mais sair”, a empresa entendeu que seu negócio é, mais do que conteúdo, oferecer conhecimento para esse mercado.
“Encontramos um espaço para trabalhar formatos digitais de qualificação, com programas práticos e direcionados à aceleração de carreira e que atrai o mercado para enfrentar junto conosco esse desafio”, afirma Douglas Ferreira, cofundador e CEO do Café.
Do outro lado, o Empreeendabilidade, que surgiu no mercado há um ano com análises dos desafios e oportunidades do empreendedorismo, havia passado por uma aceleração da 49 Educação e buscava parceiros para desenvolver um MVP que unisse estratégia de infoprodutos e educação profissional.
Leia também:
- As empresas poderiam manter os profissionais mais…
- O Brasil precisa adotar o "bootstrap" - entenda o que é
- Café com Comprador lança programa de aceleração de…
“Estudamos mais de 600 horas de cursos digitais para entender como o empreendedorismo digital em infoprodutos poderia ajudar a resolver a falta de capacitação profissional, que hoje é um dos maiores problemas do Brasil. Buscávamos parceiros para aplicar a tese e a sinergia com o Café foi perfeita”, explica Ricardo Meireles, fundador do Empreendabilidade.
A primeira jornada de aceleração do Café Academy será em novembro, sob o selo “Comprador Profissional”. Serão 6 módulos com aulas ao vivo, exercício prático, mentoria e materiais de apoio, totalizando mais de 40 horas de conteúdo. Ao final, os participantes entregam um plano de ação e os melhores projetos serão apresentados aos gestores das empresas parceiras. “O objetivo é formar profissionais de Procurement mais estratégicos”, afirma Douglas Ferreira.
Plataforma
A Edtech prevê lançar novas jornadas no próximo ano, e o formato é de adesão: todos os participantes dos programas como o Comprador Profissional terão acesso à plataforma da Edtech, que oferecerá ainda trilhas técnicas em parceria com empresas do mercado (“a parte didática oferecida por quem realmente sabe fazer”, como define Meireles), além de ferramentas úteis, e-books, modelos de planilhas e documentos, e outras vantagens. “Queremos que os membros sejam reconhecidos pela entrega e qualidade do trabalho, e que tenham aqui toda a base para evoluir nisso”, completa Ferreira.
Hackaton
Outra frente da Edtech surgiu da demanda dos parceiros corporativos por inovação. Inspirado em modelos aplicados por grandes empresas e startups para resolver problemas reais, o Café Academy oferecerá uma espécie de gincana para que os membros possam propor soluções setoriais com a ajuda de parceiros de inovação. “O Procurement é terreno fértil para inovação. Estamos incluindo a área de compras, de fato, no ecossistema das startups e o Café é o agente mais preparado para essa conexão”, conclui Meireles.
Estrutura societária
A Edtech fará parte do ecossistema do Café, ampliando o organograma que já contava com eventos, conteúdo e treinamentos corporativos.
Os sócios serão Douglas Ferreira, que segue como CEO do grupo, Ruy Magalhães, COO e responsável por parcerias, Diana Martins, que já atuava na área de eventos e administrativa e que assume como CFO, e Ricardo Meireles, que terá a cadeira de Chief Innovation Officer e cuidará de inovação e gestão de conhecimento.
Além dos sócios, a estrutura com o Café com Comprador conta com cerca de 30 profissionais das áreas de conteúdo, mídia, design e comercial.