Um episódio pessoal motivou Leticia Souza, 48 anos, a fundar a Pano pra Festa, empresa de aluguel de toalhas de mesa para eventos. A família saiu de Tapes, no Rio Grande do Sul, para viver em Brasília, no Distrito Federal, depois que o marido, que trabalhava em um banco, foi transferido. Souza havia deixado seu trabalho como contadora e cuidava de suas duas filhas durante o dia.
Pouco tempo depois da mudança, em 2010, ela estava organizando o aniversário de um ano de sua filha caçula. “Fizemos uma festa com o dinheiro contado, mas mãe é assim: não deixa passar batido de jeito nenhum. O bolinho tem que ter”, afirma a empreendedora. Quando entrou no salão de festas de seu prédio, percebeu que não tinham toalhas de mesa no espaço.
No dia do evento, o marido de Souza comprou o tecido e procurou uma costureira para fazer as toalhas de mesa rapidamente. “Eram 10 toalhas simples brancas”, afirma Souza — que não prestou atenção aos itens durante a festa. No dia seguinte, reparou que o tecido era de qualidade e tomou um susto ao descobrir quanto haviam custado.
“Já estávamos contando dinheiro para comprar os doces da festa, e ele gastou em algo que seria usado uma vez”, afirma. A compra virou uma briga para o casal até que a mãe de Souza, que queria acalmar os ânimos, sugeriu que ela alugasse as toalhas. “Ela me disse que, assim como eu tinha precisado das toalhas, outras pessoas poderiam precisar.”
Souza colocou um anúncio em seu prédio dizendo que tinha 10 toalhas disponíveis para aluguel. Em pouco tempo, recebeu mensagens dos vizinhos interessados em toalhas de outras cores. Logo passou a produzir sozinha para evitar atrasos na entrega. “Eu não sabia nem ligar uma máquina. Avisei meu marido que eu gostaria de ganhar uma máquina de costura como presente de Dia das Mães”, afirma a empreendedora, que começou a fazer cursos para aprender o ofício em 2011.
Para crescer com o negócio, Souza entrou em grupos de Facebook para mães que estão organizando festas infantis. “Usei muito a internet. Vi quais eram os temas do momento e quais filmes estavam sendo lançados. Então, montava uma mesa com as cores em questão”, afirma. Também apostou em parcerias com decoradoras. “Elas fazem festa todo final de semana. Mostrar meus produtos era uma forma de atingir mais clientes”, afirma.
Em 2019, a empreendedora inaugurou uma loja física para que os clientes vissem pessoalmente as toalhas.
Segundo Souza, a crise sanitária não trouxe grandes prejuízos à empresa. “As pessoas não deixaram de comemorar o aniversário em casa durante a pandemia”, afirma a empreendedora, que começou a fazer kits menores para festas pequenas, com itens como guardanapos e sousplats. “Também teve uma onda de pessoas querendo fazer piqueniques ao ar livre, e eu oferecia toalhas grandes e almofadas.”
Hoje, Souza se considera satisfeita com o empreendedorismo. “Meu plano inicial era esperar as minhas filhas crescerem para retomar minha carreira como contadora, mas mudei de ideia”, afirma. Ela diz que vê potencial para franquear o negócio e está iniciando o processo. “É o meu objetivo no momento”.
Fonte: com reportagem da PEGN