Em um mundo em constante evolução e rápido crescimento, em que as pessoas estão sempre em movimento, o celular é a opção preferida para interagir na internet, fazer compras e se comunicar. O mercado brasileiro vem sendo líder no uso de tecnologia móvel há muitos anos e, por isso, as marcas devem ter em mente a importância das estratégias de mobile marketing para atingir efetivamente os consumidores brasileiros. Isso se torna cada vez mais evidente à medida que a economia do País continua aumentando e mais pessoas têm acesso à tecnologia móvel. Como o celular está sempre à mão, não é de se estranhar que 80% do tráfego online aconteça por meio desses dispositivos.
Empresas que visam se comunicar de forma mais eficiente com seus clientes e potencializar suas receitas estão apostando no mobile marketing. Tal estratégia oferece às marcas a oportunidade de alcançar os consumidores em um nível pessoal, com mensagens e conteúdos adaptados aos seus interesses e preferências individuais. Assim, podem criar fidelidade, impulsionar o engajamento e, por fim, aumentar as vendas.
Esse cenário é bastante promissor, principalmente para o varejo. Com a ajuda de martechs (empresas de marketing digital), as companhias podem atingir seu público-alvo com maior precisão, usando ferramentas como SMS, Rich Communication Service (RCS) e WhatsApp.
O marketing de mensagem de texto é a “chave”, pois possui altas taxas de abertura, em comparação com o e-mail mais “tradicional”, é econômico e uma das formas mais diretas de se comunicar com os consumidores. Por meio das ferramentas de automação de mobile marketing que as martechs oferecem, os varejistas podem realizar campanhas personalizadas e direcionadas, alcançando os consumidores finais exatamente onde eles passam a maior parte do tempo — no celular — no momento certo. As marcas também podem usar essa tecnologia para criar programas de fidelidade, oferecer descontos, fornecer brindes e rastrear comportamentos e preferências dos clientes, criando conteúdo personalizado para eles com base em seus interesses, respeitando sua privacidade.
Mas uma das maneiras mais eficazes de aumentar as vendas é eliminando as taxas de abandono de carrinho das lojas online, que corresponde a quase três quartos (69,82%) das compras no ambiente digital. As ferramentas de mobile marketing podem ajudar no reengajamento dos consumidores e impulsionar ainda mais as vendas, oferecendo incentivos aos usuários para finalizar suas aquisições.
Leia também:
- As empresas poderiam manter os profissionais mais…
- O Brasil precisa adotar o "bootstrap" - entenda o que é
- Café com Comprador lança programa de aceleração de…
Tais artifícios permitem aos anunciantes segmentar usuários por meio de campanhas multicanal, ao mesmo tempo em que combina o poder de vários recursos em uma solução, incluindo criação de conteúdo, automação de campanha, análise de dados, insights de público, prevenção de fraudes em anúncios e capacidade de gerenciamento do canal.
Assim, é possível garantir a melhor experiência e jornada do cliente, padronizando as interações de acordo com a personalidade e as necessidades do usuário e permitindo que as marcas façam campanhas de marketing altamente eficientes e eficazes. O resultado é de três vezes mais conversões e o dobro do engajamento do consumidor quando comparado às campanhas digitais tradicionais.
*Por Patrick Marquart, diretor de Vendas Corporativas da Upstream, especialista global em tecnologia de mobile marketing