Líderes de pequenas empresas nos EUA veem disrupção com IA

Um estudo da Clutch, consultoria americana de análise de dados para tomada de decisão, divulgado recentemente, mostra que 82% dos líderes de pequenas empresas acreditam que a IA provocará disrupção nos seus negócios nos próximos 5 anos.

O hype provocado pelo ChatGPT no início do ano foi apenas a primeira faísca de uma grande explosão na transformação tecnológica. Em apenas dois meses, a ferramenta da empresa OpenAI atingiu 100 milhões de usuários/mês, quebrando o recorde de crescimento mais rápido de qualquer outro aplicativo – para se ter ideia, o “aplicativo vizinho”, o TikTok das dancinhas, demorou 9 meses para atingir o mesmo número (dados da Vert.se)

Os sentimentos dos empresários em relação à Inteligência Artificial são de empolgação, otimismo e motivação, e o entusiasmo provoca a adoção massiva de ferramentas e até mesmo novos investimentos em terceirização visando escalar junto com novas tecnologias.

A pesquisa foi feita com 502 líderes de pequenas empresas dos EUA para saber mais sobre como as empresas estão se adaptando à IA, os problemas que estão resolvendo com soluções generativas e suas expectativas para o futuro.

Insights:

Maioria enxerga mudança – 82% dos líderes de pequenas empresas acreditam que a IA provocará disrupção nos seus negócios nos próximos 5 anos

Não é um problema – Por outro lado, menos de 10% dos entrevistados disseram que se sentiam sobrecarregados, assustados ou preocupados com a tecnologia de IA generativa

Uso prático – as pequenas empresas acreditam que a IA é mais adequada para responder a clientes com chatbots, criar apresentações de negócios e escrever materiais de marketing

Aumento de eficiência – as pequenas empresas descobrem que o aumento da eficiência é o maior benefício da IA

Falta de personalização – a falta de personalização e recursos para detectar conteúdo gerado por IA são as limitações mais significativas da IA ​​para os negócios

Áreas mais impactadas – as pequenas empresas esperam que a IA aumente sua necessidade de serviços terceirizados em todos os departamentos: Engenharia (83%), Vendas e Experiência do Cliente (78%), Marketing (77%) e muito mais

 

Marketing e códigos de programação: como as pequenas empresas estão usando ferramentas de IA

Desde simplificar o atendimento ao cliente até automatizar tarefas mundanas, a IA já está mudando a forma como se trabalha.

84% das pequenas empresas que atualmente usam IA planejam manter seu uso no futuro.

Para muitos líderes empresariais, a IA produz resultados inegáveis de produtividade. Além do trabalho mais produtivo, o uso de Inteligência Artificial promove o aprendizado contínuo. As entrevistas entre os pequenos empresários indicam que tarefas que costumavam levar semanas e envolver vários membros da equipe agora podem ser concluídas em uma única manhã.

Ao contrário do que se acredita, de que as IAs atrapalham o aprendizado e a criatividade , seu uso aumenta o acesso a novas informações e facilita o aprendizado.

As áreas mais comuns de implementação do uso da IA são de TI e marketing.  Isso não é uma surpresa, especialmente após o aumento na popularidade ​​das ferramentas causado pelo ChatGPT, que facilitou a chegada a códigos de programação e mudou a forma de se elaborar materiais de marketing – as “copys” e redação em geral mudaram com o surgimento do sistema.

A adoção em tempo recorde do ChatGPT apresentou muitas pessoas às ferramentas de IA generativas pela primeira vez, por isso é natural que esses casos de uso tenham sido adotados primeiro e o uso em massa.

Embora novos casos de uso ainda estejam em desenvolvimento, as pequenas empresas estão começando a reconhecer alguns dos diversos recursos da IA.

Entre as áreas em que eles consideram a IA particularmente eficaz, estão:

  • Chatbots: a IA automatiza as interações com os clientes, lida com consultas e fornece respostas instantâneas, o que cria suporte ao cliente eficiente e personalizado em sites comerciais, por e-mail ou por telefone.
  • Apresentações: a IA gera apresentações visualmente atraentes e com aparência profissional, automatizando o design de slides, a criação de conteúdo e a visualização de dados.
  • Conteúdos de marketing: a IA cria conteúdo para materiais de marketing, como postagens em mídias sociais, blogs, e-mails, boletins informativos e muito mais. Algumas ferramentas também podem analisar dados e identificar tendências para melhorar o conteúdo.

Em todos esses casos, a IA ajuda as empresas a realizar o trabalho mais rapidamente. A eficiência das ferramentas de IA é o benefício mais popular entre os entrevistados pela Clutch.

 

IA não substitui seres humanos

As limitações da IA ​​tornam as ferramentas um recurso, não um substituto para as pessoas. Embora a eficiência seja o principal impulsionador do interesse das pequenas empresas na IA, as empresas estão divididas quanto à sua limitação.

A maioria das empresas está preocupada principalmente com a falta de personalização nas respostas generativas de IA ou com as respostas sendo detectadas como não humanas.

Esses desafios estão enraizados na imaturidade dos modelos de aprendizado, que estão em desenvolvimento, o que pode fazer com que o conteúdo gerado por IA seja muito fácil de identificar como não humano sem instruções e orientações completas para treinar suas respostas.

A facilidade de identificação do conteúdo gerado por IA pode ser um grande problema para as empresas que pretendem usá-lo para trabalhos altamente criativos ou personalizados.

Para alguns dos empresários, a IA nunca entenderá um negócio melhor do que sua equipe, por isso é difícil se confiar demais na tecnologia, que deve ser vista como um recurso e não uma substituição.

Por fim, os entrevistados dizem que é fundamental ter em mente as vantagens e desvantagens dos processos baseados em IA antes de tomar decisões finais sobre como e onde a nova tecnologia deve ser implementada.

 

Crescimento

De toda forma, as pequenas empresas dizem estar prontas para aproveitar a IA para transformar as operações e impulsionar o crescimento. Elas não apenas planejam escalar terceirizando, mas também estão interessadas em desenvolver suas próprias soluções baseadas em IA.

A demanda por serviços de IA na própria consultoria cresceu 514% em relação ao ano anterior no primeiro trimestre de 2023.

Com isso, também deve crescer a contratação de empresas profissionais de serviços de IA para criar soluções personalizadas e ajudar as empresas a permanecerem na vanguarda ​​e a usar melhor a tecnologia para suas necessidades exclusivas.

A adoção de ferramentas de IA existentes e a criação de suas próprias deve crescer nos próximos anos, e elas já estão se preparando, conclui o levantamento.

 

Fonte: Clutch – https://clutch.co/developers/artificial-intelligence/resources/small-business-leaders-embrace-ai

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