Quase metade dos brasileiros (46%) quer começar a empreender, segundo relatório 2021 do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), consórcio que é referência mundial em estudos sobre empreendedorismo, junto ao Sebrae.
Ao todo, o Brasil tem 43 milhões de empreendedores, dos quais 14 milhões já têm um negócio próprio estabelecido há, pelo menos, três anos e meio. Com isso, a taxa de empreendedorismo — a relação entre os empresários ‘maduros’ e a população economicamente ativa — cresceu de 8,7% em 2020 para 9,9% em 2021.
Dentre as medidas que salvaram muitas das micro e pequenas empresas durante a pandemia estão as de apoio financeiro, que ofertaram crédito para esses empreendedores, como Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) e o Bem (Programa Emergencial de Manutenção de Emprego e Renda), citados pelo Sebrae como fundamentais para o crescimento dessas taxas.
“Essas iniciativas deram mais fôlego para os empreendedores e permitiram que eles sobrevivessem aos impactos da pandemia. Esses programas foram essenciais para que muitas empresas se mantivessem abertas”, disse Carlos Melles, presidente da instituição, em entrevista coletiva para a divulgação do estudo.
As mulheres foram afetadas diretamente pela pandemia. Elas deixaram de empreender mais do que em relação a 2020. A explicação é a jornada de trabalho dentro da própria casa, pois por conta do home-office, elas tiveram que dividir mais seu tempo com as atividades domésticas, muitas vezes concentradas no público feminino.
Leia também:
- "Desenvolver o humano, automatizar o automatizável":…
- Artigo do Empreendabilidade engaja discussão sobre…
- As empresas poderiam manter os profissionais mais…
Cerca de 45,6% dos empreendedores iniciais, ou seja, aqueles que abriram o próprio negócio a menos de 3,5 anos, são mulheres, em 2021. No ano anterior, a taxa era de, aproximadamente, 55%. A GEM entrevistou duas mil pessoas entre 18 e 64 anos, no período entre julho e outubro de 2021. O relatório foi realizado pelo Sebrae em parceria do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).
Fonte: com informações da Seu Dinheiro (https://www.seudinheiro.com/2022/empresas/46-por-cento-da-populacao-sonha-em-abrir-o-proprio-negocio-mas-qual-e-o-perfil-do-empreendedor-brasileiro-confira-lils/)