“For export”: Café com Comprador reúne 70 mil profissionais e abre escritórios na Europa

Com 22 anos de experiência na área de suprimentos e compras em grandes empresas como Ultragaz, JBS e Enel, Douglas Ferreira convivia com uma pergunta que o incomodava: como um setor tão relevante para os negócios acaba ficando em segundo plano nas estratégias das companhias?

 

A questão foi anotada em uma folha de papel, em 2019. Ele, ainda na JBS, começou a procurar os pares – profissionais que havia conhecido em eventos, palestras e cursos, e “gente do mercado” – para conversar.

 

Tendo como equipamentos o celular e um microfone de lapela, ele promovia mais do que um papo. As conversas eram gravadas para registrar insights sobre como melhorar os processos de procurement e relacionamento com fornecedores, entender as dores de cada um – que geralmente são as mesmas de todos – e disponibilizar isso para os colegas.

 

Douglas Ferreira, do Café com Comprador: “Trabalhar e entregar todo dia” (foto: divulgação)

 

Assim nascia o Café com o Comprador, uma plataforma colaborativa de conteúdo que atualmente reúne mais de 70 mil profissionais de compras, suprimentos e procurement em grupos de whatsapp, redes sociais e nos sites. Sim, no plural, sites. Em diferentes idiomas.

 

Em dois anos, a comunidade já está em 4 línguas – português, espanhol, inglês e chinês -, tem escritórios em São Paulo, Buenos Aires, Chicago e Madrid, e planeja mais duas operações: em Londres (Reino Unido) e Munique (Alemanha), resultado de uma viagem para a Europa (que seria a passeio, mas acabou virando oportunidade) que Douglas acabou de fazer.

 

A primeira entrevista publicada foi com André Gurgel, que hoje está à frente do Procurement Club e que à época trabalhava na B3, e o sinal de que a coisa viraria um negócio de fato veio logo um ano depois. O apoio de Erick Boano, da Costdrivers, que, como fornecedor, viu na plataforma um caminho para ganhar visibilidade para os compradores, foi fundamental para o início da profissionalização.

 

Durante os 12 meses de 2020, aproveitando o boom do digital com a Pandemia, o Café com Comprador transferiu o conteúdo das redes sociais para a plataforma própria, começou a contratar pessoas para aumentar a produção de material, cresceu no Linkedin (que hoje tem mais de 45 mil seguidores em diferentes grupos) e criou grupos de Whatsapp administrados, para debater os assuntos de interesse dos compradores – são mais de 60 grupos com profissionais e parceiros, que circulam por dia centenas de mensagens (apenas de assunto profissional).

 

Ainda naquele ano, Douglas, que já havia tido experiências como palestrante, entendeu que a transparência é positiva quando se trata de reunir pessoas, e lançou o livro O Pior Comprador do Mundo, onde conta 18 histórias sob a fórmula do “o que deu errado e que aprendizados tirei”, com linguagem prática e divertida.

Contêiners que pararam uma das maiores rodovias do País e outras histórias no “O pior comprador do mundo” (foto: divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foi uma forma de impulsionar o negócio, e ele acabou lançando mais duas publicações logo em seguida.

 

“No início, trabalhava durante o dia na empresa e tinha o horário do almoço e da noite para gravar. A premissa era juntar todo o material possível. Pouco mais de um ano depois, já víamos o resultado desse trabalho”, diz.

 

Com mais de 30 funcionários, muitos patrocinadores e uma rede que não para de crescer (inclusive internacionalmente), o plano do Café continua sendo de ampliar cada vez mais a comunidade, gerar reconhecimento sobre a importância dessa área, ajudar os compradores a se conectarem e profissionalizar o negócio.

 

“É trabalhar e entregar, todo dia. Quando começamos, não sabia nem o que era um plano de cotas de patrocínio, hoje temos espaço para diferentes necessidades e projetos. Gravava com o celular, hoje temos um software para webinars. Fomos juntando um time bom e com vontade de fazer, e ouvindo os clientes sobre suas necessidades. Isso dá certo”, afirma.

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as notícias

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

Obrigado!

Você passará a receber nossos conteúdos em sua caixa de e-mail.