Circular Startup Index, criado pela Fundação Ellen MacArthur, quer conectar startups a empresas e investidores
A Fundação Ellen MacArthur, organização internacional sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento da economia circular, lançou um banco de dados de startups circulares — o Circular Startup Index. A plataforma tem o objetivo de ajudar empresas e investidores a conhecer as startups, impulsionando a aceleração e inovação nesse nicho.
“Projetar um futuro circular requer inovação radical para repensar como nossa economia funciona. Milhares de startups circulares já estão fazendo isso. Mas elas precisam de mais apoio e investimento”, diz Ella Hedley, gerente de projetos da Fundação Ellen MacArthur.
O índice, disponível no site da Fundação, apresenta startups que fazem parte da sua comunidade. Cada uma delas foi selecionada por incorporar um ou mais princípios da economia circular – a eliminação de resíduos e poluição, a circularidade de produtos e materiais e a regeneração da natureza – em sua proposta de negócios.
Atualmente, há 500 startups catalogadas de diferentes setores. Entre elas, estão sete startups brasileiras: 4 Hábitos para Mudar o Mundo, B.O.B – Bars Over Bottles, B.Recycled, Boomera, Circular Brain, eureciclo e Natcrom Soluções Sustentáveis LTDA.