Por outro lado, os que não gostam do que fazem, desistem, afinal, quem vai ligar para coisas que não ama?
Para Jobs, empreendedores que amam o que fazem são bem-sucedidos, pois a paixão os auxiliou a insistir no negócio. Já os que não gostam do que fazem desistem. Veja o que ele disse quando perguntado sobre que dica daria a donos de negócios:
As pessoas dizem que você tem que ter muita paixão pelo que está fazendo, e é totalmente verdade. A razão é porque [empreender] é tão difícil que, sem paixão, qualquer pessoa racional desistiria. É muito difícil, e você tem que fazer isso por um longo período de tempo. Então se você não está se divertindo ou realmente não gosta… você vai desistir.
Um estudo da Academy of Management Journal, publicado em 2014, mostra que, embora a maioria das pessoas assumam que a paixão empreendedora impulsiona o esforço do empreendedor, o contrário também é verdadeiro.
De acordo com o estudo, a paixão empreendedora tende a aumentar com o esforço: quanto mais os empreendedores trabalham em seus negócios, mais entusiasmados tendem a ficar com o empreendimento.
À medida que ganham impulso, ganham habilidade e desfrutam de pequenos sucessos, mesmo que esses “sucessos”, sejam listas de tarefas aparentemente intermináveis. “Então, embora a paixão às vezes gere esforço, o esforço pode, por sua vez, gerar paixão… até que um dia, você percebe que o que antes gostava de fazer se transformou em algo que você ama fazer”, escreve Haden no artigo.
Ele avalia ainda que gostar, ou no caso do fundador da Apple amar o trabalho, mantém firme as pessoas em momentos difíceis. “Essa é a verdadeira mensagem. Se você não tem paixão ou não consegue, com tempo e esforço, encontrar um grau de paixão pelo que faz, tente outra coisa”, pontua Haden.
Para finalizar, o escritor acrescenta que a beleza do empreendedorismo é a oportunidade de você decidir o tipo de negócio deseja administrar. Ele destaca que o empreendedor pode escolher, onde, quando e como trabalhar. Essa decisão pode ser baseada não apenas na lógica, mas também nos interesses. De acordo com ele, dessa forma, quando as coisas se complicarem o empreendedor não precisará apenas fazer a escolha sensata; ele também poderá escolher motivado pela paixão.
No artigo, Jeff Haden sugere que o empreendedor abrace esse conselho de Steve Jobs em outros aspectos de sua vida.
“Se você não ama, ou pelo menos não gosta de certas coisas que faz, tente outras coisas. Tente outras abordagens. Em alguns casos, um interesse pode se transformar em uma paixão. Caso contrário, faça a escolha sensata e tente outra coisa. Como disse Jobs, por que você iria querer tolerar coisas que não ama?”, afirma.