Uma das desculpas mais ouvidas para excluir alguém de alguma atividade é que a pessoa “estaria muito velha” para um determinado projeto. No caso do empreendedorismo, é ainda mais comum ouvir esta falácia.
No entanto, há pessoas que criaram negócios gigantescos após cinco décadas de vida e suas histórias mostram que não há idade para realizar seus sonhos.
Pensando nisso, o Empreendabilidade iniciou uma série de reportagens contando as histórias de alguns dos maiores empreendedores da história que começaram verdadeiros impérios após os 50 anos:
Leia também:
- As empresas poderiam manter os profissionais mais…
- O Brasil precisa adotar o "bootstrap" - entenda o que é
- Café com Comprador lança programa de aceleração de…
Henri Nestlé
Inventou a farinha láctea aos 52 anos
Ao observar os problemas de desnutrição infantil enfrentados por algumas famílias suíças, o farmacêutico criou uma mistura em pó que complementava a alimentação das crianças. A invenção deu origem à Farinha Láctea Nestlé.
As pessoas reconheceram rapidamente o valor do novo produto e, em breve, o leite de farinha láctea de Henri Nestlé estava sendo vendido em grande parte da Europa. Em 1870, o alimento infantil feito com malte, leite de vaca, açúcar e farinha de trigo, chegou ao continente americano, sendo vendido nos EUA por meio dólar a garrafa.
Lançado em 1867, o composto foi o primeiro produto da multinacional, que hoje reúne mais de 30 mil funcionários em 150 países. Henri Nestlé vendeu a sua empresa em 1875 para os seus sócios e, em seguida, viveu com a sua família, alternadamente em Montreux e Glion, onde faleceu devido a um infarto, em julho de 1890.