Foi bom o feriado de vocês? Empreendedor também pode respirar um dia! Mas, hoje, já voltamos com tudo.
Segue o fio:
A verdade dói. A do Empreendedor, não deve doer.
1ª lição para quem quer empreender: amadureça.
Amadurecer significa lidar com as coisas como elas são, ter responsabilidades, responder pelos seus próprios atos e suas consequências.
Quando a pessoa decide empreender, ou, como metade dos brasileiros que empreendem, TEM que empreender (por necessidade e “força maior”), o primeiro passo é encarar a vida como ela é.
Leia também:
- As empresas poderiam manter os profissionais mais…
- O Brasil precisa adotar o "bootstrap" - entenda o que é
- Café com Comprador lança programa de aceleração de…
Isso significa fazer o que tem que ser feito sem reclamar (ou, pelo menos, não sempre). Chega a ser estóico.
Juros estão altos, demanda caiu, algo não deu certo
no processo, vai fazer o quê? Encare de frente!
Para aqueles que tiveram chance de alguma vez fazer terapia, um coaching ou qualquer processo de autoconhecimento, isso talvez esteja mais claro. É o primeiro recado para autodesenvolvimento.
Assumir não apenas o que te impacta diretamente, mas o que impacta o seu negócio, e tudo o que diz respeito a você e a ele, é maturidade.
“Eu sou eu e minha circunstância.
Se não a salvo a ela, não me salvo a mim”
diz Ortega y Gasset, filósofo espanhol.
A verdade é que o primeiro passo para empreender não é abrir o CNPJ. Não existem apenas 5 passos para o sucesso. Acordar 4h30 não dá certeza de riqueza.
Mas, encarando as dores de frente, pelo menos se tem a certeza de que elas serão enfrentadas. E, acredite, empreendedor: a dor que você aceita dói menos do que a que você resiste.
Videocast EP #02
No segundo episódio da série sobre empreendedores maduros, tivemos uma conversa aberta com o David Villalva, fundador do Digitalidade.
Um papo super legal sobre inclusão digital dos 50+, maturidade, economia prateada, “digitização” e detox: você sabia que as pessoas mais velhas, mesmo mais conectadas, preferem o contato real?
Entra no ar hoje (13), às 19h, no nosso YouTube e nos canais de áudio Anchor, Spotify, Google Podcast e Amazon (Alô, Alexa, toca o podcast Empreendabilidade!).
YOUTUBE: +1.000 VIEWS!
Seguimos avançando organicamente nas redes sociais. Trabalho árduo de uma equipe que já chega a 10 pessoas, entre redatores, produtores, editores e pesquisadores.
IMPRENSA E FEEDBACKS
Estamos na mídia com os estudos e nossos canais e já recebemos excelentes feedbacks. Novos projetos já no pipeline, se tiverem sugestões de temas, entrem em contato!
SUGESTÃO DE LEITURA
Histórias de empreendedorismo para ler, ouvir e compartilhar:
A Filha da Faxineira
Dirlene Silva saiu da periferia, construiu carreira no mundo coorporativo e hoje é empresária na DS Estratégias e Inteligência Financeira.
Vera da Gastronomia
Vera ajuda quem sabe cozinhar a fazer dessa arte um negócio e a pôr na mesa um plano de negócios e uma fonte de renda.
Empreendacast com Erick Momo
A história de empreendedorismo da pizzaria 1900, que está praticamente em todas as regiões de São Paulo, rendeu uma deliciosa conversa de 4 HORAS no podcast vizinho. Vale a caloria e o tempo!