Antifrágil
O termo vem se tornando comum pelo título do livro escrito por Nassim Taleb, voltado mais a investidores do mercado financeiro , mas não é exclusivo deste setor. Pelo contrário. Antifrágil tem toda relação com o empreendedorismo. Aliás, tem toda relação com o ser humano.
Não somos frágeis. A vida não é frágil. O que caracteriza os seres vivos é justamente a capacidade de se adaptar às adversidades e sair mais fortes delas.
A criança que aprende a andar não desiste.
Caiu, levantou.
Na segunda tentativa, anda melhor.
Um passo de cada vez. É natural.
No processo de autodesenvolvimento, a jornada é cheia dessas. Está escrito na história da humanidade que nosso negócio é enfrentar desafios. A vida não vem com uma fórmula pronta. Não estamos aqui a passeio.
Decidir – ou TER que – empreender diz respeito a isso. O empreendedor aceita essa jornada, assim como Ulisses aceitou a Odisseia escrita por Homero muito antes de Taleb escrever seu livro.
Todos já devem ter ouvido algo parecido com “as pessoas só veem quando o negócio está pronto, ninguém viu os tombos que levou”. Incrível a quantidade de gente que fala que fulano ficou rico porque está empreendendo. Mal sabem…
Ninguém nasce pronto. Mas, se a natureza nos deu esse dom, vamos aproveitá-lo. Um passo de cada vez.
Videocast EP #03
Mauro Wainstock, fundador do Hub 40+, Linkedin Top Voice, colunista de mídias como Exame e Startups.com (não viu a matéria com nosso estudo? clique aqui) é o entrevistado no terceiro episódio da nossa temporada sobre Empreendedores Maduros.
Discutimos que pessoas 50+ devem empreender porque a maturidade significa ter competências comportamentais que favorecem os negócios.
Entre outras coisas, Mauro afirma que “idade é apenas um número” e que as classificações acabam sendo uma forma de preconceito.
No ar hoje (19), às 14h, no nosso YouTube e a partir das 19h nos canais de áudio Anchor, Spotify, Google Podcast e Amazon (Alô, Alexa, toca o podcast Empreendabilidade!).
Deep dive: conceito do iceberg
Empreendabilidade é isso: na parte submersa e invisível, digerimos os dados. Na superfície, a informação útil, o debate e a comunicação.
Data Driven!
Desde a ideia de criar uma empresa para incentivar o empreendedorismo, sabíamos que os dados seriam importantes e a mídia também.
As dicas de conteúdo de hoje são em homenagem ao Dia do Podcast, celebrado na sexta-feira, 21.
Para pensar
Lucia Helena Galvão
O link vai para um dos episódios mais ricos sobre filosofia, mas a dica é a pessoa. Todos deveriam experimentar ouvir as palestras dessa professora, que estão disponíveis tanto nos perfis da Nova Acrópole quanto em outros canais.
Café Brasil
Luciano Pires é um dos pioneiros no streaming de áudio. Ele fala de valores, cultura e brasilidades de uma forma muito leve. Autor e palestrante, vale a pena ouvir.
Puro Malte
Canal da Empiricus que vai ao ar toda sexta-feira, no happy hour. A assessora de imprensa, o estrategista, o sócio e a CEO nadadora compõem a mesa do papo de bar que não é só sobre dinheiro. Dá vontade de entrar na conversa.
Para se inspirar
Extremos
Podcast da G4 Educação apresentado por Alfredo Soares e Bruno Nardon que traz convidados empreendedores que contam suas dores, desafios e estratégias.
Empreendacast
É nosso favorito. Uma enciclopédia de casos de empreendedorismo, alguns mais famosos, outros nem tanto. Do limão à limonada, do nada a algum lugar, mostra a vida real de quem empreende no Brasil.
OutrosFábrica de Crimes
Para quem gosta de “Real Crime”, duas mocinhas contam histórias de arrepiar.
Gritti Investor
Newsletter em áudio do gestor de fundos e empresário Pedro Cerize. Cada ep tem cerca de 5 minutos, com recados profundos para a vida.Rio Bravo
Um dos podcasts mais antigos do Brasil. Entrevistas com personalidades do mercado financeiro e do mundo corporativo.