Caos e catástrofe são coisas diferentes

Quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Crescimento

Já são mais de 4 mil views no Youtube com as entrevistas da série Empreendedores Maduros e os comentários sobre empreendedorismo.

No Instagram, são 36 mil views por mês. Nossa produção de 2 meses tem tido bom alcance orgânico.

Dados pró-empreendedor

Fim de ano, cenário econômico deixa dúvidas para o empreendedor. Esperem novos estudos, análises e mais dados que estamos produzindo para apoiar a força empreendedora com conteúdo realmente útil. Indiquem nosso conteúdo!

Opinião: Caos

“Não espere que o mundo seja como você deseja, mas sim como ele realmente é. Dessa forma, você terá uma vida tranquila” – Epicteto

Organizar o caos é, de forma geral, tirar as coisas do seu ciclo natural. Isso nunca deu certo.

“Talvez o caos e o acaso sejam a ordem natural das coisas”, diz o romancista britânico Johathan Coe. “Antifrágil, como se beneficiar do caos” é o título completo da obra de Nassim Taleb, que muitos conhecem como um escritor do mercado financeiro, mas que escreve, na verdade, sobre a vida.

O caos é tema de muitas excelentes obras literárias, ao mesmo tempo provoca discussões e cria teses obstinadas por organização, mas seria essa organização produtiva mesmo?

Essa conversa faz lembrar do filme “Efeito borboleta”. O protagonista, sabendo do seu poder de viajar no tempo, mudar uma realidade e voltar ao tempo atual, tenta de todas as formas alterar o futuro indesejado para os amigos. Não dá certo. A única forma de conseguir o que queria foi ele mesmo sacrificar sua vontade.

Trazendo isso para a realidade do empreendedor brasileiro: ele é o ator, mas não pode mexer no cenário caótico. Pode enfrentá-lo, aprender com ele.

Aliás, esse palco não dá sossego: na linha do tempo dos últimos 21 anos teve eleições polarizadas (2002), mensalão (2005), crise global (2008), não é pelos R$ 0,20 (2013), crise da indústria (2014), crise Brasil (2015), Impeachment (2016), greve dos caminhoneiros (2018), incertezas com a lava-jato, pandemia…

No contexto geral, vivemos em caos. Tiremos algum proveito disso. Mas, saibamos diferenciar quando não for caos, e sim uma catástrofe.

Linha do tempo do caos normal da vida de uma empresa no Brasil. 2015 é uma catástrofe. (fonte: Empreendabilidade Data Analytics / dados da Receita Federal)

Conversa séria: a catástrofe, ou 2015

De certa forma, o que aconteceu em 2015 no Brasil foi uma consequência de alguém ter tentado ajustar o caos. Controlar a economia. Dar umas pedaladas.

As discussões pós-eleição sobre as políticas econômicas nos interessam pelo simples fato de que, a depender de que direção a economia tome, podemos ter novamente esse resultado.

A base para esse levantamento foi a Receita Federal (a mesma que as empresas, consultorias e demais instituições utilizam para consultar dados das empresas).

Das empresas abertas em 2002, a crise de 2015 atingiu as sobreviventes até aquele ano muito mais do que a crise global de 2008 e, depois, a pandemia (vão dizer que na Pandemia já existiam menos empresas com quase 20 anos, porém, se essa lógica funcionasse, 2015 também não teria tido o impacto que teve porque havia menos sobreviventes que em 2008. Aliás, o começo é muito mais cruel, a tal mortalidade precoce que tanto se fala).

Escolhemos 2002 porque foi um marco histórico político, com a eleição de Lula pela 1a vez. Simples assim.

Como a junção de uma política econômica equivocada, um cenário externo conturbado, questões de corrupção impactou as empresas? Resposta: 3x mais que a crise global de 2008 e 10 vezes mais que a pandemia de 2020 (considerando as empresas que ficaram inaptas após o evento de 2015).

Podemos culpar o vírus por muitas mortes, mas não a de empresas. 

Videocast EP #06: ALESSANDRO SAADE

Um professor simpático e entusiasta do empreendedorismo, que também é um compulsivo em ajudar pessoas a montarem seus negócios.

Essa é uma das entrevistas que estávamos mais ansiosos para publicar. Vale a pena ouvir as histórias do Saade e suas dicas. A principal delas: “tenha cicatrizes”, pois são as experiências que as causam que vão te levar adiante.

O episódio entra no ar hoje (10), no YouTube e nos canais de áudio Spotify, Google Podcast e Amazon Music

Assine nossa newsletter e nos siga nas redes.

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as notícias

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

Obrigado!

Você passará a receber nossos conteúdos em sua caixa de e-mail.