Número de pedidos de Recuperação Judicial aumenta 52,1% no 1o semestre, diz Serasa Experian

O primeiro semestre do ano de 2023 registrou um total de 593 pedidos de recuperação judicial de empresas no Brasil, de acordo com dados divulgados pela Serasa Experian. Esse número representa um aumento significativo de 52,1% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram registrados 390 requerimentos.

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, avalia que esse é o pior resultado dos últimos três anos e aponta como principal fator a alta inadimplência das empresas, que atingiu a marca de 6,48 milhões de companhias inadimplentes em maio.

 

 

Distribuição por Porte e Setor

Analisando a distribuição dos pedidos de recuperação judicial por porte das empresas, o indicador da Serasa Experian revelou que as “Micro e Pequenas Empresas” lideraram com 63 requerimentos, seguidas pelas “Médias Empresas” com 26 pedidos. Surpreendentemente, as “Grandes Empresas” apresentaram o menor número de solicitações, totalizando apenas 3.

Já por setor, as empresas do ramo de “Serviços” foram as mais afetadas, com 261 pedidos de recuperação judicial. Em seguida, os setores de “Comércio”, “Indústria” e “Primário” registraram 168, 112 e 52 pedidos, respectivamente.

 

Aumento de Pedidos de Falência

Além dos pedidos de recuperação judicial, o levantamento também identificou um aumento nos pedidos de falência no primeiro semestre de 2023. Ao todo, foram registrados 546 requerimentos de falência, representando um crescimento de 36,2% em relação ao mesmo período de 2022.

Novamente, as “Micro e Pequenas Empresas” foram as mais impactadas, totalizando 303 pedidos de falência. Em seguida, as “Médias Empresas” registraram 129 requerimentos e as “Grandes Empresas” apresentaram 114.

Em termos de setores, as empresas de “Serviços” lideraram novamente, com 220 pedidos de falência. Os setores de “Indústria”, “Comércio” e “Primário” registraram 172, 150 e 4 pedidos de falência, respectivamente.

 

 

Renegociação de Dívidas: Saída para a Saúde Financeira

Diante desse cenário desafiador, a Serasa Experian destaca a importância da renegociação de dívidas como uma estratégia essencial para os empreendedores manterem suas finanças em dia. Essa prática pode reduzir os riscos de inadimplência e manter um bom relacionamento com os clientes.

Para facilitar esse processo, a Serasa Experian oferece a solução “Recuperação de Dívidas”, que permite automatizar os processos e garantir a saúde financeira dos negócios.

Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações Judiciais é construído a partir de um levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e recuperações judiciais e extrajudiciais, registradas na base de dados da Serasa Experian. Esses dados são provenientes dos fóruns, varas de falências, Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte das empresas.

Para mais informações sobre os indicadores da Serasa Experian, acesse o site oficial da empresa.

Fonte: Serasa Experian

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as notícias

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

Obrigado!

Você passará a receber nossos conteúdos em sua caixa de e-mail.