O Brasil precisa adotar o “bootstrap” – entenda o que é

A situação é a seguinte, em 6 passos:

1 – A pessoa teve uma ideia “genial”.
2 – Amigos, familiares, cônjuges acharam muito baana.
3 – A pessoa contratou alguém, investiu alguma coisa, alugou uma sala/comércio.
4 – Fez um curso com um guru da felicidade que lhe disse para usar as redes sociais para vender.
5 – Investiu mais um pouco no que ele chamou de “escalar” (anotem), mas não vende
6 – A pessoa se deu conta de que ninguém quer comprar o negócio que era “genial”

A tal ideia genial frustrada pode acontecer em qualquer área de atuação.

Toca para o Bootstrap (o Brasil precisa adotar esse termo):

– Napter (se você não conhece, deveria conhecer)
– Easytaxi (os caras faziam todo o processo de chamar o taxista por celular, montaram o app…)
– Infoprodutor que começu gravando com um blackberry
– Amazon com sua cultura “Day One”

Bom, acho que você já entendeu. Não precisa de dinheiro para colocar um negócio de pé. Precisa IDENTIFICAR UM PROBLEMA, UMA DOR, E PROPOR UMA SOLUÇÃO QUE TENHA INTERESSE DE COMPRA.

42% das startups falham porque o negócio não interessa ao mercado.
O mesmo acontece com qualquer negócio, não só startups.

O processo antigo de se abrir uma empresa não serve mais: você tirava o CNPJ, urgia uma leva de custos. Você alugava um espaço sem saber se teria clientes. Você investia em marketing só porque alguém falou que tinha que investir…

Não à toa, o primeiro estágio é um fosso…

COMO SUPERAR O FIRST STAGE?

“Não se apaixone pela solução. Se apaixone pelo problema”.

Pesquise – Entenda – Entregue – Volte – Corrija – Teste de novo – Mude – Entregue – Comece de novo

O que temos feito aqui nas consultorias: definimos 1 para tudo: 1 problema, 1 público alvo, 1 entrega…

Estamos testando agora, por exemplo, um novo sistema de apps web (esses aplicativos que são plataforma, que você não precisa baixar). Está disponível gratuitamente uma versão beta (piloto, teste, chame como quiser) do que fazemos nas consultorias com “candidatos a empreendedores”.

Uma dessas consultorias foi a que resultou no Café Academy –  a Edtech que criamos junto com o Café com Comprador – e em outra que acabamos de finalizar, que resultou na pivotagem do público (testamos o ICP e com novo nicho o negócio começou a decolar, está em teste dos primeiros clientes de fato).

Para quem quiser saber mais, segue o link: app.empreendabilidade.com.br

A gente fala, a gente faz: essa plataforma estará em constante transformação para atender às necessidades do mercado.

Excelente primeiro passo, todos os dias.

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