PMEs inovadoras participam do Startup Summit 2023 em busca de investimentos e parcerias

A partir de hoje (23) até sexta-feira (25), 180 startups de todo o Brasil estarão na 6ª edição do Startup Summit, em Florianópolis (SC). A convite do Sebrae, as empresas foram selecionadas para participar do estande Capital Empreendedor, espaço onde vão ter a oportunidade de expor seus negócios para um público estimado em 10 mil pessoas. Além disso, elas poderão fazer conexões com os principais players de inovação do país, acompanhar palestras com grandes nomes do mercado do empreendedorismo inovador e ainda, participar de um Circuito de Investimentos com pelo menos 91 investidores já confirmados.

O coordenador de Acesso a Crédito e Investimentos do Sebrae Nacional, Giovanni Beviláqua, explica que a seleção das startups levou em consideração o nível de maturidade das empresas para o estágio de financiamento via investimentos. Segundo ele, são pequenos negócios inovadores que em algum momento de seu desenvolvimento precisam de financiamentos, seja via crédito ou via investimentos.

“São startups que participaram do Capital Empreendedor, programa que prepara pequenos negócios inovadores para se conectarem com o mercado de investimentos, mas também foram aceleradas em outras iniciativas do Sebrae, como o Inova Amazônia, o Catalisa ICT e o Startup Nordeste. Nossa atuação visa dar suporte desde a concepção do negócio até o financiamento de suas atividades e desenvolvimento”, esclarece o coordenador.

 

As 180 startups, selecionadas pelo Sebrae, representam o empreendedorismo inovador de todas as regiões brasileiras. Elas são oriundas de 21 estados do país, sendo a maioria do segmento de Saúde e Bem-estar, de Tecnologia da Informação e de Educação. O grupo também faz do Programa K+, que levará ao todo, mil startups totalmente de graça para o Startup Summit 2023.

O CEO da Ayo, Iuri Magno. A empresa desenvolveu um app conecta empresas e entregadores parceiros. Foto: arquivo pessoal.

 

Da região Nordeste, por exemplo, partem 39 startups rumo à capital catarinense. Uma delas é a Ayo, uma logtech de Sergipe, que nasceu em plena pandemia da Covid-19 e transformou seu modelo de negócio durante o Capital Empreendedor.
Antes disso, startup atuava apenas como um aplicativo de transporte interestadual, mas atualmente é um app que conecta empresas e entregadores parceiros, no chamado last mile, ou seja, no último trecho da entrega. Com clientes em Sergipe e Paraíba, a empresa recentemente chegou à Vila Velha, no Espírito Santo, e se prepara para enfrentar novos desafios.
“Saímos de zero entregas em 2021 e hoje já alcançamos 150 mil entregas pela empresa, após a experiência no Capital Empreendedor. Estamos preparados para captar investimentos e expandir nossa operação. Já atingimos o breaking even e estamos com a rodada de investimentos aberta. Também vamos dispostos a fechar parcerias com grandes empresas de franquia ou corporações por todo o Brasil”, conta oAyo, Iuri Magno.
Considerada uma das 100 empresas mais promissoras do Brasil, em 2022, de acordo com a lista elaborada por Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Época Negócios, EloGroup e Innovc, a startup Fiscontech, de Rondônia, será uma das empresas representantes do ecossistema de inovação da região Norte no estande do Capital Empreendedor.

Com atuação nacional, a Fiscontech é responsável por uma plataforma especializada em automação de tarefas e processos fiscais e tributários, auxiliando na redução de custos de operações contábeis. Atualmente, a empresa encontra-se na fase “seed” e se prepara para abrir uma nova rodada de investimentos.
De acordo com o CEO Alex Leite, as expectativas para a edição deste ano do Startup Summit incluem muito networking com investidores e potenciais parceiros, além de atualização de conhecimentos. “Queremos nos aproximar de investidores para uma próxima rodada de investimento e também buscar parceiros estratégicos. Pretendemos expandir a Fiscontech tanto do ponto de vista de novos produtos quando do crescimento do negócio”, considera Alex.
Quando participou do Capital Empreendedor em 2021, a empresa ainda era “pré-seed” e foi uma das startups que conseguiram captar investimentos durante o programa. “Nós evoluímos muito como negócio, como produto e como pessoas. Eu diria que o Capital Empreendedor foi um divisor de águas para nós. Nosso time mais que dobrou, nossos clientes triplicaram e de lá para cá tivemos muito resultados positivos”, avalia Alex.

 

Serviço:
Startup Summit 2023
Data: 23, 24 e 25 de agosto
Onde: Presencial no Centrosul – Centro de Convenções em Florianópolis (SC) e online (com acesso gratuito a palestras da plenária principal)
Mais informações aqui.

 

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as notícias

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

Obrigado!

Você passará a receber nossos conteúdos em sua caixa de e-mail.