Apesar da polêmica na relação com os sócios do McDonald’s, protagonizada no cinema pelo ator Michael Keaton, o empresário Ray Kroc mostra que determinação e estratégia são fundamentais para aproveitar uma boa oportunidade, e que criar um sistema industrial para aumentar eficiência e vendas dá certo em qualquer segmento.
Ray Kroc
Iniciou a rede de fast-food aos 52 anos
Em 1955, depois de trabalhar como motorista e pianista, o representante de vendas conheceu o McDonald’s, na época uma pequena lanchonete californiana. Impressionado coma eficiência da operação, ele decidiu levar a bandeira de fast-food a outras cidades.
A trajetória de Ray Kroc é utilizada como exemplo para diversos empreendedores jovens, ainda que existam ressalvas em sua biografia. Desde jovem, Kroc se caracterizou por sua capacidade de vendas, sendo que atuou em diversos tipos de comércios.
Leia também:
- As empresas poderiam manter os profissionais mais…
- O Brasil precisa adotar o "bootstrap" - entenda o que é
- Café com Comprador lança programa de aceleração de…
Sob o seu comando, a empresa levou apenas três anos para atingir a marca de 100 milhões de hambúrgueres vendidos. Ray, que faleceu aos 81 anos de idade, em 1984, em decorrência de acidente vascular cerebral, deixou um legado: o fast-food como conhecemos hoje não existiria sem ele.
Além de tudo, ele também mostrou que se deve focar em coisas importantes.
O comportamento do consumidor de hamburgueria naquela época, o jovem que queria se mostrar rebelde, com cabelo bem alinhado, rock n’roll no som, óculos escuros, o cenário pin-up por assim dizer, também deixava os comerciantes confusos.
Os jovens iam ao estabelecimento para curtir, não para consumir.
Ao estabelecer uma linha de produção MUITO RÁPIDA, e focar na venda dos alimentos, Kroc mudou o McDonald’s de patamar: aumentou a circulação de clientes e criou uma novidade interessante. Depois, o modelo começou a ser reproduzido em outras lojas.
O restante vocês já conhecem: um modelo de sucesso que se tornou a franquia mais desejada de todos os tempos.