Startup oferece curso pré-vestibular gratuito e coleciona prêmios

Rhayann Vasconcelos criou a Acelere Educação com foco em aulas online e apareceu na lista da Forbes Under 30

Mais de 2.3 milhões de pessoas compareceram para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio em novembro do ano passado. Um universo de alunos com um objetivo em comum e um obstáculo de 90 questões e uma redação os separando do sonho de entrar na universidade.

Foi nesse cenário que Rhayann Vasconcelos fundou em 2020 a startup Acelere Educação, que tem a missão de oferecer educação de qualidade a milhares de jovens em todo o país. Pernambucano e de origem humilde, Rhayann viu no empreendedorismo e na educação a oportunidade de transformar a própria vida e a de outros jovens espalhados pelo Brasil.

É importante contextualizar: em 2020, o mundo vivia o momento mais crítico de restrições e isolamento impostos em função da pandemia de Covid-19, situação que interferiu diretamente na dinâmica de educação pelo Brasil, onde escolas foram fechadas e o ensino à distância, com aulas online, se tornou uma realidade.

O Empreendabilidade conversou com Rhayann sobre o surgimento da startup, os desafios de empreender na pandemia e o sucesso que o alçou a prêmios internacionais e o colou na lista da Forbes Under 30, na categoria de Empreendedorismo Social.

Pandemia mudou a rota

O jovem enxergou uma virada de chave durante o período de maior incerteza e medo da humanidade neste século.

“A Acelere Educação surgiu, inicialmente, para fomentar o ambiente de negócios, discutindo pautas como empreendedorismo e economia criativa. Com a chegada da pandemia, tudo mudou. As atividades, que antes eram presenciais, precisaram ser suspensas. A partir disso, surge uma nova perspectiva: gerar oportunidades para estudantes de todo o país através do Acelere no ENEM. Um grande ecossistema de preparação, inteiramente gratuito, que oferece ferramentas importantíssimas para aqueles que desejam ingressar no ensino superior. Como resultado, em seu primeiro ano, a iniciativa acumulou 84 mil inscritos”, conta.

Em pouco tempo, a startup de educação, conhecidas como edtechs, já havia se tornado o maior cursinho gratuito do Brasil para o ENEM, com mais de 500 mil alunos ativos no ecossistema da plataforma. Dentre os candidatos da última edição, dezenas de alunos da Acelere foram aprovados em primeiro lugar em seus pleitos, resultado que Rhayann comemora.

Saíram do cursinho os aprovados em 1º lugar nos cursos de Engenharia de Software, Engenharia de Produção, Publicidade e Propaganda, História, Letras e Ciência e Tecnologia em diversas universidades federais espalhadas pelo Brasil na última edição do Sisu.

“São pouco mais de 2 anos de atividades. Sem dúvidas, o crescimento acelerado e as premiações surpreendem pelo curto espaço de tempo. Ao mesmo tempo, nos dão responsabilidade para seguir em frente, construindo ainda mais resultados positivos e gerando oportunidades aos jovens brasileiros”, afirma.

Acelere Educação. Crédito: Gabriel Bezerra

Premiações que Rhayann e a Acelere celebram com orgulho: o projeto foi reconhecido como uma das 30 melhores iniciativas do país pela Brazil Conference Harvard & MIT e um dos cinco melhores do país na categoria Educação Básica no Prêmio do Movimento LED – Luz na Educação, oferecido pela TV Globo e Fundação Roberto Marinho.

Além disso, Rhayann integrou a lista Forbes Under 30, na categoria de Empreendedorismo Social.

Com tantos resultados excepcionais, o jovem exalta a importância da educação como fator de transformação e ascensão social, mas também como nicho para empreender.

“Educação é a ferramenta mais importante que possuímos para transformação e ascensão social. Ou seja, muda vidas. A dica que eu dou é: construa um negócio que faça sentido ao próximo, resolva problemas, vá ao encontro da sua dor. Feito isso, mergulhe de cabeça, faça uma gestão profissional, não tenha medo de começar pequeno. Com isso, metade do caminho já foi trilhado”, finaliza.

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as notícias

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

Obrigado!

Você passará a receber nossos conteúdos em sua caixa de e-mail.