O público 50+, ou até quem fará 50 anos até 2030, principalmente aquela parcela que trabalhou em empresas ao longo da vida, é o mais hábil para conduzir novos negócios, por isso acredito que o profissional maduro deva empreender.
Esse aspecto ainda é pouco debatido, principalmente considerando o aumento da expectativa de vida do brasileiro, as melhores condições de saúde e mudanças de comportamento que são evidentes no contexto de “etariedade” e do avanço de uma nova “geração prateada”, mais ativa.
No ano passado, lançamos o estudo “Empreendedores 50+, o futuro do Brasil”, justamente para argumentar que as pessoas maduras em geral, e em especial os profissionais maduros que já têm experiência, devem se dedicar ao empreendedorismo. Isso traz impactos positivos para a economia e a sociedade, e demanda a construção de caminhos para o desenvolvimento da capacidade empreendedora deste público e de um ambiente favorável, com participação ativa do ecossistema empreendedor.
Por que pessoas que farão 50 anos até 2030 deveriam empreender?
- A expectativa é que em 2050 teremos 233 milhões de habitantes no Brasil, e 3 vezes mais pessoas com +50 do que hoje
- A previdência social já é deficitária e não aguentará a carga de aposentadoria prevista com esse crescimento populacional (tesouro nacional)
- O pico da curva de ganhos financeiros das pessoas dura menos de 20 anos (dos 30 aos 49), resultado da manutenção de uma cultura de aposentadoria ainda baseada em expectativa de vida baixa (e crianças não produzem) (Cost of Aging” de 2017, Univ. Berkley, EUA)
- Estimativa da Silver Economy crescer no Brasil, de movimentar mais de R$ 1,6 trilhão por ano, o que representa quase 20% de todo o consumo do país
- Idosos usam mais tecnologia, se exercitam mais e tem vida mais ativa
- Profissionais maduros apresentam mais vivência em diversas situações, conseguem lidar melhor com pressão, aceitam mais riscos e tomam melhores decisões
- Empresas lideradas por pessoas 50+ empregam mais e lideram lista de companhias estabelecidas (com mais de 5 anos de atividade)
- Empresários maduros têm mais acesso a crédito, o que ajuda a movimentar a economia